Pastor Fanini, baluarte da evangelização

Batistas perdem pastor Fanini, um baluarte da evangelização ao redor do mundo
 
PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fábio Aguiar Lisboa(Publicado em O Jornal Batista – 27/09/09).   
25-Sep-2009
Image

Uma perda imensurável, este foi o sentimento causado pela notícia da morte do pastor Nilson do Amaral Fanini no dia 19 de setembro. A amplitude desta perda pode ser sentida pelo destaque dado pela imprensa brasileira e internacional ao episódio – no Brasil ela foi noticiada por jornais como “O Globo” e por programas como o “Fantástico”, já no âmbito internacional recebeu destaque de sites como “Associated Baptist Press”, “The Christian Post” e “Christian Today”. Em todas as matérias um ponto era destaque comum, o trabalho deste pastor na obra de evangelização ao redor do mundo, que o levou a realizar cruzadas em mais de 200 países em 53 anos de ministério pastoral.
Causa da morte

O pastor Fanini – que exerceu 11 mandatos de presidente da Convenção Batista Brasileira (CBB) e que ocupou a mesma posição na Aliança Batista Mundial (BWA, sigla em inglês) por cinco anos – faleceu no dia 19 de setembro às 6h46 (horário de Brasília) – 4h46 (horário de Dallas) – na cidade de  Stephenville (estado americano do Texas).

Segundo informações do pastor David Schier, o pastor Fanini estava em viagem pelos Estados Unidos com sua esposa Helga para conhecer a sua mais nova netinha.

No entanto, durante a viagem de avião ele teve uma pneumonia e um posterior Acidente Vascular Cerebral (AVC) que atingiu três partes de seu cérebro.

O pastor Fanini foi então internado no Health Harris Methodist Hospital Stephenville, porém os médicos chegaram à conclusão de que a situação era irreversível, o que os levou a desligarem os aparelhos, informou o pastor David Schier.
Um ministério frutífero

O pastor Fanini nasceu no dia 18 de março de 1932 na cidade de Curitiba (PR). Ainda jovem, aos 12 anos de idade, aceitou a Cristo como seu Senhor e Salvador após um apelo do pastor David Gomes durante uma série de conferências na capital do Paraná. Foi batizado no mesmo ano de 1944.

Na juventude, enquanto servia nas forças armadas, sentiu que Deus desejava dele um compromisso ministerial. O jovem Fanini decidiu então fazer o Seminário Menor no Instituto Teológico A.B. Deter, em Curitiba. Posteriormente, seguiu para o Seminário Teológico do Sul do Brasil (STBSB), onde completou o curso de bacharel em Teologia no ano de 1955, quando tinha 23 anos.

Ele foi consagrado ao ministério da Palavra em 24 de novembro de 1955 na Igreja Batista da Tijuca (RJ), que era então pastoreada pelo pastor Oswaldo Ronis.

Um ano depois ele se casou com Helga Kepler Fanini, com quem teve três filhos, Otto Nilson, Roberto e Margareth. No mesmo ano seguiu para os EUA, onde fez mestrado em Teologia no Southwestern Baptist Theological Seminary, em Fort Worth (Texas).

Ao retornar dos EUA aceitou convite da Primeira Igreja Batista de Vitória (ES), onde atuou entre 1958 e 1964. Assumiu então a Primeira Igreja Batista de Niterói, na qual alcançou um ministério de 41 anos.

Por fim, atuou na Igreja Batista Memorial de Niterói.

O pastor Fanini também presidia a Fundação Reencontro, por meio da qual esteve por décadas anunciando a Palavra de Deus em programas de TV e rádio.
Homenagens póstumas

A família decidiu não transladar o corpo do pastor Fanini para o Brasil, que, segundo o filho Roberto, seria cremado.

Além disso, foi programada a realização de um culto no Texas.

No Brasil, a família informou que acontecerão homenagens no templo da Igreja Batista Memorial de Niterói, um outro culto público a ser marcado e uma homenagem na Câmara Municipal de Niterói com data a ser definida.

 

FÁBIO AGUIAR LISBOA

Editor de OJB

______________________________________________________________________

PALAVRAS SOBRE O PASTOR FANINI

“Tombou o meu amigo, assim posso dizer e digo com toda a força do meu coração. Um gigante de esperança e fé, um homem dotado de amor pelas almas perdidas, um homem que desejava o perdão e soube pedi-lo, um homem que teve o privilégio de morrer nos braços de toda a sua família. Tombou este grande marco da história do cristianismo no brasil batista. Agradecemos a Deus por ter nos dado a oportunidade de tê-lo conhecido. Como ele dizia ‘A Deus toda honra e toda a glória’” // Pastor Oseas Silva, atuava com pastor Fanini na IB Memorial de Niterói.

“Louvamos a Deus por quatro décadas de liderança à frente da Primeira Igreja Batista de Niterói (RJ). Registramos aqui nossa gratidão por suas inúmeras cruzadas. Por ter celebrado cerca de 11 mil batismos e por ter sido privilegiado por Deus para ocupar cargos importantes como a presidência da Convenção Batista Fluminense da Convenção Batista Brasileira (CBB) e da Aliança Batista Mundial (BWA, sigla em inglês). Rogamos ao Senhor que conforte a Igreja Batista Memorial em Niterói, igreja que ele mesmo organizou. Clamamos ao nosso Deus pelo consolo da irmã Helga, seus três filhos, Otto, Roberto, Margareth e todos os netos e familiares”  // Pastor Carlos Elias, presidente da Convenção Batista Carioca.
 

“Fanini fez parte da minha vida. Influenciou a minha formação teológica e eclesiástica. Também me influenciou como pregador, pois era simples, claro e objetivo nas suas mensagens bíblicas. Aprendi com o seu ardor evangelístico e missionário e a sua visão do Reino de Deus. Era atencioso e enérgico. Quando necessário era carismático e firme. Falava que tinha como alvo ajudar a povoar o céu. Deus usou a sua preciosa vida para abençoar milhares de outras vidas aqui no Brasil e no exterior. Tenho como última lembrança dele a sua palavra ao meu ouvido: ‘Meu filho, fique firme no ministério’” // Pastor Vitor Hugo, pastor da Primeira Igreja Batista do Pará.

“Obrigado pastor Fanini, pela edificação e inspiração que seu ministério me proporcionou. Até breve! Nossa oração é que Deus esteja enxugando as lágrimas da irmã Helga, de sua família, de sua igreja e de toda a nação acostumada a ouvir o inesquecível pastor Nilsom do Amaral Fanini. Ao vermos o pastor Fanini na televisão, lembramo-nos de Abel, que ‘Depois de morto ainda fala’” // Pastor Aurecino Coelho da Silva, membro da IB do Jardim Carioca.

Evangelista brasileiro do século, grande pastor, presidente por várias vezes da CBB, um admirável pai e marido, amigo dos missionários, líder dos batistas do mundo e homem visionário. Fui privilegiado de ser seu companheiro em muitas de suas cruzadas em estádios e outros recintos em diversas partes do Brasil. Senti de perto a sua paixão pelas almas. O Pastor Fanini não está mais conosco. Hoje esta junto com outros grandes líderes brasileiros. Que o seu exemplo de visão, e paixão pelas almas, seja seguido pelos obreiros de hoje. Que Deus conforte a sua querida e digníssima esposa Helga e todos os seus familiares // Pastor Bill Ichter.

4 respostas para Pastor Fanini, baluarte da evangelização

  1. carlos alcides pinto do carmo disse:

    como sou grato a Deus, ao ministério do pr. Fanini que em sua imensa bondade e credibilidade organizou a igreja batista em Duque de Caxias pr. Alcides e família.

  2. RUTNALDO disse:

    COMO POSSO TER ACESSO AS MENSAGENS DO PASTOR FANINI

  3. Pastor José Claudio - PIB em Cobrex/Nova Iguaçu-RJ disse:

    Um exemplo de homem. Um homem segundo o coração de Deus.
    Homem e pastor de Caráter e dignidade.
    Precisamos de homens e pastores que tenham a mesma paixão/amor de viver intensamente, fazendo a vontade de Deus.

  4. Pr. Jeferson Assis da Silva disse:

    Um gigante. Era assim que eu via o Pr. Fanini. Meu amigo, meu colega, exemplo como líder e como pastor.
    O Brasil perde um dos seus maiores líderes. Pr. Fanini recebeu o “vinde bentito de meu Pai”. Está na glória, desfrutando, como lutou como um verdadeiro servo de Cristo ‘o Bom Comante’.
    Foi líder na Associação Batista Niteroiense, na Convenção Batista Fluminense, na Convenção Batista Brasileira, Latino Americana e na Aliança Batista Mundial.
    A família, meus sentimentos.
    A Deus toda honra, toda glória e todo poder.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s