A Garantia da Vitória

A GARANTIA DA VITÓRIA

Êxodo 33:12-23 e Outras Passagens

 

Moisés, conduziu um milhão de pessoas à terra prometida. Uma jornada longa, perigosa e difícil, porém, bem sucedida.

 Conceitos que podem enganar:

a)    A vitória acontece pela DETERMINAÇÃO.

b)    A vitória se concretiza com ESFORÇO  próprio.

c)     A vitória é resultado de CAPACITAÇÃO.

Ø     Temos a garantia da vitória quando:

 

1)    ESTAMOS AFINADOS COM OS PROPÓSITOS  DE DEUS.

        

(Vs. 12-14) “E Moisés disse ao SENHOR: Eis que tu me dizes: Faze subir a este povo, porém não me fazes saber a quem hás de enviar comigo; e tu disseste: Conheço-te por teu nome; também achaste graça aos meus olhos. Agora, se isso é assim mesmo, fala-me dos teus planos para que eu possa te servir e continuar a te agradar. Lembra-te de que escolheste esta nação para ser tua. Deus disse: Irá a minha presença contigo para te fazer descansar. Eu irei com você e lhe darei a vitória.”

2)    SOMOS APROVADOS PELA GRAÇA DE DEUS.

(Vs. 15-17) Então Moisés respondeu: Se a tua presença não for conosco, não nos faças subir daqui. Como, pois, se saberá agora que tenho achado graça aos teus olhos, eu e o teu povo? Acaso, não é por andares tu conosco, e separados seremos, eu e o teu povo, de todo o povo que sobre a face da terra? Então, disse o SENHOR a Moisés: Farei também isto, que tens dito; porquanto achaste graça aos meus olhos; e te conheço por nome. Vou atender o seu pedido porque conheço você bem, e você conseguiu a minha aprovação.”

 

3)    ALCANÇAMOS A MISERICÓRDIA DE DEUS.

(Vs. 18-19) “Então, disse Moisés: Rogo-te que me mostres a tua glória, que eu veja a luz brilhante da tua presença. Porém ele disse: Eu farei passar toda a minha bondade por diante de ti e apregoarei o nome do SENHOR diante de ti; e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia e me compadecerei de quem me compadecer.”

 

CONCLUSÃO: A nova Aliança selada com a Páscoa!

 

Moisés foi vitorioso, pois Deus renovou com ele e o povo a sua aliança. = No Cap. 34, há uma referência a festa da Páscoa, instituída no Cap. 12 de Êxodo e, que aponta para a Páscoa de Cristo, que morreu para nós, fazendo-nos novas criaturas = Hoje celebramos uma Nova Páscoa em Jesus Cristo!!!

Anúncios