orkut2

O uso da internet, que é a rede mundial de computadores, tem feito surgir novas comunidades afins e até mesmo o surgimento de verdadeiras “tribos virtuais”, em que o foco se baseia em interesses dos mais variados. Em recente evento realizado no Rio de Janeiro para debater o uso da internet na sociedade moderna, foi ressaltado que “as pessoas estão descobrindo e implementando mais e mais formas de interagir com a web, não mais como agentes passivos, que consultam alguma informação, mas como agentes ativos, estabelecendo suas redes, blogs, sendo um pouco donos da internet. A internet não funciona mais só com alguém mandando informações. Você está criando informações e conteúdo. Isso é uma tendência universal. Através de blogs, grupos de discussão, cada pessoa se torna um produtor de informação e não só consumidor”.

 

No Brasil, que se desponta como um dos países que mais se utilizam desse extraordinário meio de comunicação, é comum se ouvir em nossas igrejas e em nossos debates expressões que fazem parte da linguagem usada pelos internautas, principalmente entre os adolescentes e jovens, como: deletei, bloqueei, acessei, copiei, cadastrei, etc. Essas expressões têm se tornado frequentemente usadas, inclusive em nossos púlpitos, pois esta é uma onda que tem alcançado a todas as pessoas, de todas as idades.

 

Recentemente recebi, com grande surpresa e satisfação um e-mail de uma irmã com mais de 80 anos de idade, que havia sido minha ovelha no início do meu ministério e que encontrou o meu Blog na internet. Ela me escreveu, dizendo: “…O senhor pode não acreditar, mas eu também estou na internet e para provar, mando-lhe não apenas este e-mail, mas também a minha fotografia utilizando o meu novo computador!

 

Na minha igreja, preguei recentemente sobre a “Nova geração Orkut”, pois de todos os sites de relacionamento, creio ser este o mais popular e usado entre os brasileiros. Resolvi usar o nome Orkut, que na verdade não tem nada a ver com a Bíblia, para apresentar alguns conceitos bíblicos que devem nortear a conduta do cristão neste novo tempo.

 

O Orkut é uma rede de comunicação pela internet, com o objetivo de formar comunidades afins, através de amizades e relacionamentos. O nome Orkut é originado do nome de um engenheiro turco que o idealizou em 22 de janeiro de 2004. Cada pessoa no Orkut se apresenta com o seu perfil: Social, Profissional e Pessoal.

 

Utilizando-me do texto de I Pedro 2: 9 que diz: “Vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.”, resolvi aplicar para cada letra da palavra ORKUT, para efeito de fácil memorização, algumas características que devem ser encontradas nos cristãos desta nova geração.

 

Primeiro, a Oração, que é o segredo da vitória, e nenhum de nós temos dúvidas sobre isso.Continuem firmes na oração, sempre alertas ao orarem e dando graças a Deus. Perseverai na oração. a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.” (Col. 4:2; Tiago 5:16 BLH/RC);  A segunda letra nos remete à Razão, que nos conduz ao equilíbrio da conduta, pois devemos ter a mente de Cristo. Se você andar sabiamente, nada atrapalhará o seu caminho, e você não tropeçará quando correr. Porque a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.” (Prov. 4:12,18 RA); Quando nos deparamos com a terceira letra, podemos nos lembrar da Koinonia, que é a alegria da vida cristã. Porém, se vivemos na luz, como Deus está na luz, então estamos unidos uns com os outros, e o sangue de Jesus, o seu Filho, nos limpa de todo pecado.” (I João 1:7 BLH); Também, podemos pensar na quarta letra, ressaltando a Unção, que é o que nos proporciona o verdadeiro valor pessoal. Porém sobre vocês Cristo tem derramado o Espírito Santo, e por isso todos vocês conhecem a verdade. A unção que dele recebestes permanece em vós, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele… (I João 2:20, 27 BLH/RA); Finalmente, a última letra nos reporta ao Testemunho como sendo o diferencial da fé, neste mundo onde existem milhares de crenças, filosofias e dogmas religiosos. Para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como astros no mundo, preservando a palavra da vida, para que, no Dia de Cristo, eu me glorie de que não corri em vão, nem me esforcei inutilmente.” (Fil. 2:15,16 RA).

 

Dentro desta visão bíblica, somos desafiados a honrar a Cristo em nosso viver, conforme nos diz o apóstolo Pedro em sua primeira epístola, no capítulo 3, verso 15, “Antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós.” Amém.

 (Veja também o esboço desta mensagem no Link – Outros Esboços)