A NOVA GERAÇÃO ORKUT

 orkut2

O uso da internet, que é a rede mundial de computadores, tem feito surgir novas comunidades afins e até mesmo o surgimento de verdadeiras “tribos virtuais”, em que o foco se baseia em interesses dos mais variados. Em recente evento realizado no Rio de Janeiro para debater o uso da internet na sociedade moderna, foi ressaltado que “as pessoas estão descobrindo e implementando mais e mais formas de interagir com a web, não mais como agentes passivos, que consultam alguma informação, mas como agentes ativos, estabelecendo suas redes, blogs, sendo um pouco donos da internet. A internet não funciona mais só com alguém mandando informações. Você está criando informações e conteúdo. Isso é uma tendência universal. Através de blogs, grupos de discussão, cada pessoa se torna um produtor de informação e não só consumidor”.

 

No Brasil, que se desponta como um dos países que mais se utilizam desse extraordinário meio de comunicação, é comum se ouvir em nossas igrejas e em nossos debates expressões que fazem parte da linguagem usada pelos internautas, principalmente entre os adolescentes e jovens, como: deletei, bloqueei, acessei, copiei, cadastrei, etc. Essas expressões têm se tornado frequentemente usadas, inclusive em nossos púlpitos, pois esta é uma onda que tem alcançado a todas as pessoas, de todas as idades.

 

Recentemente recebi, com grande surpresa e satisfação um e-mail de uma irmã com mais de 80 anos de idade, que havia sido minha ovelha no início do meu ministério e que encontrou o meu Blog na internet. Ela me escreveu, dizendo: “…O senhor pode não acreditar, mas eu também estou na internet e para provar, mando-lhe não apenas este e-mail, mas também a minha fotografia utilizando o meu novo computador!

 

Na minha igreja, preguei recentemente sobre a “Nova geração Orkut”, pois de todos os sites de relacionamento, creio ser este o mais popular e usado entre os brasileiros. Resolvi usar o nome Orkut, que na verdade não tem nada a ver com a Bíblia, para apresentar alguns conceitos bíblicos que devem nortear a conduta do cristão neste novo tempo.

 

O Orkut é uma rede de comunicação pela internet, com o objetivo de formar comunidades afins, através de amizades e relacionamentos. O nome Orkut é originado do nome de um engenheiro turco que o idealizou em 22 de janeiro de 2004. Cada pessoa no Orkut se apresenta com o seu perfil: Social, Profissional e Pessoal.

 

Utilizando-me do texto de I Pedro 2: 9 que diz: “Vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.”, resolvi aplicar para cada letra da palavra ORKUT, para efeito de fácil memorização, algumas características que devem ser encontradas nos cristãos desta nova geração.

 

Primeiro, a Oração, que é o segredo da vitória, e nenhum de nós temos dúvidas sobre isso.Continuem firmes na oração, sempre alertas ao orarem e dando graças a Deus. Perseverai na oração. a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.” (Col. 4:2; Tiago 5:16 BLH/RC);  A segunda letra nos remete à Razão, que nos conduz ao equilíbrio da conduta, pois devemos ter a mente de Cristo. Se você andar sabiamente, nada atrapalhará o seu caminho, e você não tropeçará quando correr. Porque a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.” (Prov. 4:12,18 RA); Quando nos deparamos com a terceira letra, podemos nos lembrar da Koinonia, que é a alegria da vida cristã. Porém, se vivemos na luz, como Deus está na luz, então estamos unidos uns com os outros, e o sangue de Jesus, o seu Filho, nos limpa de todo pecado.” (I João 1:7 BLH); Também, podemos pensar na quarta letra, ressaltando a Unção, que é o que nos proporciona o verdadeiro valor pessoal. Porém sobre vocês Cristo tem derramado o Espírito Santo, e por isso todos vocês conhecem a verdade. A unção que dele recebestes permanece em vós, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele… (I João 2:20, 27 BLH/RA); Finalmente, a última letra nos reporta ao Testemunho como sendo o diferencial da fé, neste mundo onde existem milhares de crenças, filosofias e dogmas religiosos. Para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como astros no mundo, preservando a palavra da vida, para que, no Dia de Cristo, eu me glorie de que não corri em vão, nem me esforcei inutilmente.” (Fil. 2:15,16 RA).

 

Dentro desta visão bíblica, somos desafiados a honrar a Cristo em nosso viver, conforme nos diz o apóstolo Pedro em sua primeira epístola, no capítulo 3, verso 15, “Antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós.” Amém.

 (Veja também o esboço desta mensagem no Link – Outros Esboços)

Sobre Vitor Hugo Mendes de Sá

Vitor Hugo Mendes de Sá é casado com Linéa Dias Mendes de Sá e tem duas filhas: Juliana e Mariana. É pastor por mais de 34 anos, evangelista, formado em teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil. Tem cursos em clínica pastoral, capelania hospitalar, pós-graduação Latu Sensu em ciências políticas e educação(UNB), Liderança avançada pelo Instituto Haggai. É também, Bacharel em Direito(FDCI). Tem sido orador de conferências no Brasil e no exterior. Pastor da Primeira Igreja Batista na Penha-RIO. Autor dos livros: Orando com Propósito e Rompendo as Muralhas na Família, ambos publicados pela MK editora.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

4 respostas para A NOVA GERAÇÃO ORKUT

  1. Celso Porfirio disse:

    PASTOR VITOR,fiquei maravilhado com a mensagem que o SENHOR te deu ,peço sua permissão para compartilhar esta pérola com os jovens da minha igreja.SOU lider de jovens QUE O SENHOR TE ABENÇOE MUITISSIMO. PRESBITERO CELSO – ITABORAÌ

  2. Adan Novaes disse:

    Paz do Senhor pastor. Gostei muito da msg sobre orkut as revelações sobre cada letra muito edificante pra nós jovens, gostaria de saber se poderia pregar essa msg.
    Que DEUS continue te abençoando muito sua vida!

  3. Oi, pastor!
    Foi muito bom encontrá-lo em Brasília, na convenção. Depois mando a foto que tiramos.
    Não sabia que você tinha também um blog. Vou adicionar à minha lista de blogs dos amigos.
    Quanto ao texto sobre o ORKUT e a associação das letras a palavras que caracterizam um cristão, gostei muito. Vou repassá-lo com os devidos créditos, ok?
    Um abraço!

  4. Querido, realmente as nova tecnologias estão aí e vão revolucionar a maneira como nos comunicamos.
    Entendendo que a essência do que fazemos – o evangelho – é a comunicação da mensagem de Deus, creio que a igreja pode, e deve, se utilizar de todas e cada uma delas para fazer Cristo conhecido.
    Orkut, blogs, sites e outras tantas estão cada vez mais em uso. Mas que não fiquem restritos a bate-papo de irmãos (que também é bom!), ou a alimentação de polêmicas (isso já não é bom!), e sim a serviço do Reino.
    Quanto ao texto sobre o orkut e o seu jogo com as letras da palavra, realmente ficou interessante e chamou a atenção. Permita-me mostrá-lo aos meus jovens aqui de Aracaju. Creio que vai ser edificante.
    Um abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s