equatorial1Recentemente tive o privilégio de participar com outros colegas pastores e líderes batistas, nas dependências do Seminário e Faculdade Teológica Batista Equatorial, do programa de lançamento da nova revista “Sistemática Equatorial”. Trata-se de uma revista essencialmente de conteúdo teológico, com artigos interessantes e de grande relevância para os amantes do pensamento teológico em nossos dias.

 

A revista “Sistemática Equatorial” é uma iniciativa do Pastor Dr. David Bowman Riker, novo reitor do Seminário e Faculdade Teológica Batista Equatorial, localizado em Belém do Pará – O Portal da Amazônia. Essa é uma das três “casas de profetas” administradas pela Convenção Batista Brasileira e, há mais de meio século, cumpre uma função primordial na expansão do Reino de Deus, particularmente para o norte do nosso Brasil.

 

Segundo palavras do próprio Reitor, na apresentação do primeiro número da revista “Sistemática Equatorial”, esta edição inaugural apresenta uma cuidadosa seleção de artigos, enfocando relevantes assuntos para reflexão dos seus leitores, tais como: A continuidade entre a Igreja Medieval e as diversas igrejas que emergiram após a Reforma Protestante; a Teologia da Emoção; o uso do grego na pregação e, no quarto e último artigo, o destaque está nas ferramentas para a missiologia do século XXI. Como podemos perceber, os assuntos são palpitantes!

 

Com uma impressão gráfica de primeira qualidade, composição, acabamento e capa colorida, a nova revista “Sistemática Equatorial” é uma publicação que ainda faltava na história do Equatorial, pois “com uma tradição de educação teológica incomparável no norte do Brasil, a instituição tem equipado a Igreja de Cristo de muitas maneiras: pastores, missionários, ministros de música, capelões, educadores e uma gama de outros obreiros têm sido formada nesses 54 anos de atividades. Todavia uma publicação de cunho acadêmico que incentivasse a reflexão teológica” ainda não existia entre nós.

 

Parabenizo a iniciativa deste projeto, rogando a Deus as mais abundantes bênçãos dos céus sobre o Seminário e Faculdade Teológica Batista Equatorial, nesta nova e promissora fase do ensino teológico no norte do nosso Brasil, com “Excelência para a glória de Deus”, conforme o slogan da instituição. Amém!