ESPÍRITO SANTO, NOSSO CONSELHEIRO

espirito_santo

A habitação do Espírito Santo em mim não é compulsória. Escolho ser habitado. Escolho não ser habitado pelo Espírito Santo, que não usa pé- de-cabra para forçar a entrada no meu coração. Ele é suave. Posso extingui-lo  (1Tessalonicenses 5.19), e Ele se ausenta entristecido.

 

Para entendermos o papel do Espírito Santo em nossas vidas, há dois textos bíblicos essenciais. Um (João 14.16-17) contém a promessa de Jesus aos seus discípulos. Outro (Romanos 8.5-9) nos oferece o que o Espírito Santo pode fazer conosco, se deixamos que nos habite.

Jesus se refere ao Espírito Santo como Parácleto, uma palavra rara na antiguidade e sem tradução precisa para as línguas modernas, que trazem Ajudador, Consolador, Confortador, Conselheiro. O Parácleto é o Deus que está ao nosso lado para nos sustentar, apoiar, defender, consolar.

Infelizmente, para evitar um extremo, caímos em outro, ao ponto de muitos de nós viver uma espécie de ínterim, sem o Espírito Santo. Viver sem o Espírito Santo é viver sem Deus.

Jesus nos ensina (João 16.8-11) que o Parácleto nos mostra o plano de Deus para nós, convencendo-nos do nosso pecado. Sem Ele, a graça é incompreensível. Sem Ele, não somos convencidos do nosso pecado.

 
O Parácleto nos dá força para viver, já que vive conosco e habita em nós, segundo o ensino de Jesus (João 14.17).

 
Conforme o ensino apostólico (Romanos 8.26), o Parácleto nos ajuda em nossas fraquezas, ensinando-nos, inclusive, a orar, já que, por nós mesmos, não temos competência nem para pedir.

(Israel Belo de Azevedo)

Anúncios

Sobre Vitor Hugo Mendes de Sá

Vitor Hugo Mendes de Sá é casado com Linéa Dias Mendes de Sá e tem duas filhas: Juliana e Mariana. É pastor por mais de 33 anos, evangelista, formado em teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil. Tem cursos em clínica pastoral, capelania hospitalar, pós-graduação Latu Sensu em ciências políticas e educação(UNB), Liderança avançada pelo Instituto Haggai. É também, Bacharel em Direito(FDCI). Tem sido orador de conferências no Brasil e no exterior. Pastor da Primeira Igreja Batista na Penha-RIO. Autor dos livros: Orando com Propósito e Rompendo as Muralhas na Família, ambos publicados pela MK editora.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para ESPÍRITO SANTO, NOSSO CONSELHEIRO

  1. Adriano Lima Santana disse:

    Pastor Vitor,
    Graça e Paz!

    Gosto muito de ouvir seus sermões. Tenho sido muito abençoado por Deus através da sua vida. Oro sempre pelo senhor e pela sua familia.
    Grande abraço em Cristo!

    Adriano Santana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s