A IMPORTÂNCIA DA DISTRIBUIÇÃO DA BÍBLIA

As Sociedades Bíblicas Unidas (SBU) – a aliança mundial que reúne 147 Sociedades Bíblicas nacionais e inclui a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) – promove consultas, apoio mútuo e ação em sua tarefa comum de alcançar a distribuição mais ampla, eficaz e significativa possível das Escrituras Sagradas e de ajudar as pessoas a interagirem com a Palavra de Deus. Desde 1804, ano de fundação da primeira Sociedade Bíblica, a Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira (SBBE), as Sociedades Bíblicas sempre consideraram a distribuição da Bíblia como o coração de suas atividades. Foi com muita alegria que nos últimos 20 anos, por exemplo, distribuímos mundialmente 415 milhões de Bíblias, 297 milhões de Novos Testamentos e 428 milhões de Porções Bíblicas. Para tornar possível tal distribuição de Bíblias, as SBU investiram na construção de Gráficas da Bíblia em Nanjing, China, em 1988, e São Paulo, Brasil, em 1995. E, também, possui Gráficas na Coreia e na Colômbia.

Por que esse foco na impressão e na distribuição da Bíblia Sagrada? Em 1900, a população mundial era de 1,6 bilhão de pessoas, das quais 558 milhões eram cristãs. Hoje, a população mundial soma 6,9 bilhões de pessoas, das quais 2,3 bilhões são cristãs. Em Romanos 10.13, lemos: “Todos os que pedirem a ajuda do Senhor serão salvos” (NTLH). Paulo continua perguntando como é que as pessoas irão pedir a ajuda do Senhor se nunca ouviram falar dele e como poderão ouvi-lo sem que alguém anuncie a mensagem do Evangelho.

E é para tornar essa mensagem do Evangelho cada vez mais disponível que as SBU estão envolvidas na tradução da Bíblia a partir dos originais em hebraico, aramaico e grego para as línguas vernáculas do mundo. Em 1900, 620 idiomas no mundo tinham acesso às Escrituras Sagradas. Em 2009, esse número era de 2.479 idiomas.

 Após a Bíblia ser traduzida para um idioma, os falantes dessa língua passam finalmente a ter acesso à Palavra de Deus. Eles podem “pedir” a ajuda do Senhor que agora fala em sua língua materna.  

Ao ler a Bíblia, torna-se possível um encontro transformacional com a Eterna Palavra de Deus. Mas, após pedir a “ajuda” do Senhor, é importante que o cristão permaneça “unido” com o Senhor (João 15.4-5) e, assim, continue a crescer em sua caminhada com o Senhor.

 Novamente, possuir um exemplar pessoal da Bíblia é crucial para tal crescimento. Como podemos ler em 2Timóteo 3.16-17: “Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. E isso para que o servo de Deus esteja completamente preparado e pronto para fazer todo tipo de boas ações.” (NTLH).

O moderador da Igreja da Escócia, a igreja da qual sou membro, disse à atual Rainha do Reino Unido, Elizabeth II, ao lhe presentear com uma Bíblia em sua Coroação em 1952, que “a Bíblia era a coisa mais valiosa que o mundo pode propiciar’”. Pois, como podemos ler em João 20.30-31: “Jesus fez diante dos discípulos muitos outros milagres que não estão escritos neste livro. Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Messias, o Filho de Deus. E para que, crendo, tenham vida por meio dele” (NTLH). É por isso que, com 65% da população mundial ainda afastada da fé salvadora em Jesus Cristo, as SBU têm o compromisso de distribuir a Bíblia nas línguas maternas de todos os povos.

(A. Miller Milloy – Secretário Geral das Sociedades Bíblicas Unidas)

Sobre Vitor Hugo Mendes de Sá

Vitor Hugo Mendes de Sá é casado com Linéa Dias Mendes de Sá e tem duas filhas: Juliana e Mariana. É pastor por mais de 34 anos, evangelista, formado em teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil. Tem cursos em clínica pastoral, capelania hospitalar, pós-graduação Latu Sensu em ciências políticas e educação(UNB), Liderança avançada pelo Instituto Haggai. É também, Bacharel em Direito(FDCI). Tem sido orador de conferências no Brasil e no exterior. Pastor da Primeira Igreja Batista na Penha-RIO. Autor dos livros: Orando com Propósito e Rompendo as Muralhas na Família, ambos publicados pela MK editora.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s