SARAMAGO – “POPULISTA EXTREMISTA”, DIZ VATICANO

Artigo fez duras críticas ao escritor português morto na véspera aos 87 anos.
Romancista, em obras e declarações, era crítico feroz da Igreja Católica.

O jornal do Vaticano, ‘L’Osservatore Romano’, chamou o recém-falecido escritor português José Saramago de “populista extremista” em sua edição deste sábado (19).

O diário, em obituário, definiu o ganhador do prêmio Nobel de Literatura de 1998 como um homem de “ideologia antirreligiosa” e “ancorado no marxismo”.

O título do artigo é “A onipotência (suposta) do narrador). Assinado por Claudio Toscani, ele relata a vida do romancista português.

“Foi um homem e um intelectual de nenhuma admissão metafísita, até o final ancorado em uma total confiança no materialismo histórico, ou marxismo”, escreve.

O texto também cita o romance “O Evangenho segundo Jesus Cristo”, qualificado de obra “irreverente”.

O obituário acrescenta que Saramago “nunca deixou de ter uma incômoda simplicidade teológica”.

“Um populista extremista como ele, que se encarregou de explicar o porquê do mal no mundo, deveria ter abordado em primeiro lugar o problema de todas as errôneas estruturas humanas, desde as histórico-políticas às sócio-econômicas, em vez de saltar direto ao plano metafísico”, prossegue.

Finalmente, o texto assegura que Saramago não deveria ter culpado a “um Deus em que nunca acreditou, por via de sua onipotência, de sua onisciência e de sua oniclarividência.

Saramago sempre foi um crítico feroz da Igreja Católica, e recebeu muitas críticas após o lançamento de sua versão romanceada da história do Evangelho.

Depois de receber o Nobel em 1998, ele foi duramente criticado pelo Vaticano, mas reagiu dizendo que o verdadeiro escândalo não era a sua obras, mas sim a Inquisição.

FONTE: Do G1, com agências internacionais – 19/06/2010

Sobre Vitor Hugo Mendes de Sá

Vitor Hugo Mendes de Sá é casado com Linéa Dias Mendes de Sá e tem duas filhas: Juliana e Mariana. É pastor por mais de 34 anos, evangelista, formado em teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil. Tem cursos em clínica pastoral, capelania hospitalar, pós-graduação Latu Sensu em ciências políticas e educação(UNB), Liderança avançada pelo Instituto Haggai. É também, Bacharel em Direito(FDCI). Tem sido orador de conferências no Brasil e no exterior. Pastor da Primeira Igreja Batista na Penha-RIO. Autor dos livros: Orando com Propósito e Rompendo as Muralhas na Família, ambos publicados pela MK editora.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para SARAMAGO – “POPULISTA EXTREMISTA”, DIZ VATICANO

  1. José Costa Jr disse:

    Lamentável a manifestação preconceituosa e sem qualquer menção de espiritualidade cristã, do vaticano sobre José Saramago.

    Não bastou a inquisição mediavél, constestada de forma irrevogável por Martinho Lutero, servo do Deus Altíssimo usado para pregar as Boas Novas do Evangelho, completamente ignoradas pelo vaticano e seus papas, no século XVI; a fraude da idolatria baseada em todo tipo de sincrestimo, usada como instrumento de para enganar fiéis em todo o mundo; e mais contemporâneamente os crimes terríveis de pedófilia cometidos e encobertos impunimente pelo clero oficial da igreja romana, que se ocupa em apontar irreverência em homens e mulheres que não se conformam com o ‘presente século’.

    Acredito que muitos servos do Senhor dobraram seus joelhos e clamaram à Deus pela salvação da vida do escritor português e de muitos outros homens e muitas outras mulheres que, ainda hoje, não conhecem o Senhor Jesus, muitas vezes porque têm a ilusão de associá-lo a igrejas e seitas, corruptas, que se auto intitulam cristãs.

    Que não desanimemos em falar das misericórdias do Senhor e de buscar viver em santidade para que a obra que Ele opera em nossas vidas se faça conhecida dos que ainda não alcançaram a redenção em Cristo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s