John Wesley, o fundador do Metodismo, nasceu em 17 de junho de 1703 na Inglaterra, e faleceu em 2 de março de 1791. Tornou-se um dos mais reconhecidos expositores da Palavra de Deus e passava duas horas diariamente em oração, e muitas vezes, mais. Iniciava o dia às quatro horas. Abaixo, parte de algumas das suas mais conhecidas e famosas orações:

Livra-me da indolência, do medo e do abatimento de espírito. (…)

Livra-me, ó Deus, do amor idolátrico a qualquer criatura. Sei que muitos se perdem por amar essas criaturas. Livra-me de tal afeição cega. (…)

Sobretudo livra-me, ó Deus, da idolatria de amar a mim mesmo. Sei que essa é a raiz de todos os males. Sei que me criastes não para fazer a minha vontade, mas a Tua.

Sei que o principal pecado do diabo é ter uma vontade contrária à Tua. Ajuda-me contra ele, o mais perigoso de todos os ídolos, para que eu possa discernir todas as suas argúcias e resistir a todo o seu poder.

Pastor de Israel recebe-me essa noite e me coloca sob Tua proteção. Aceita meus pobres serviços e perdoa todos os meus pecados (…).

Que todos nós que esperamos a Tua salvação possamos amá-Lo e louvá-Lo eternamente.

Ó Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo (…) Pai nosso.

Senhor, dá-me cem homens que não temam outra coisa senão o pecado, não amem outra pessoa senão a Deus, e eu abalarei o mundo. Não me importo se eles são pastores ou leigos, com eles eu devastarei o reino de Satanás e edificarei o Reino de Deus na Terra.