TEMPO DE PLANEJAR

Para o mundo profissional e de negócios, a semana entre natal e ano novo é virtualmente “morto”. Algumas empresas encerram as atividades nessa semana, já que todos parecem distraídos com as festas. Mesmo que as atividades não sejam suspensas, muitos tiram férias de final de ano, enquanto outros tentam pôr em dia tarefas que foram deixadas de lado.   

Pessoalmente gosto de usar essa semana para refletir no ano prestes a terminar e antecipar o que virá no novo. Reavaliar o que pretendia realizar e redirecionar energias para os meses vindouros.

Planejar e estabelecer metas para mim estão intimamente ligados. Metas se transformam em expressões dos resultados desejados. Planejamento envolve o desenvolvimento de ações para a realização desses resultados.  

Incontáveis artigos e livros têm abordado esses temas. Mas anos atrás ouvi um resumo simples e conciso do que realmente envolvem. É preciso determinar: (1) para onde quero ir; (2) como pretendo chegar lá, e (3) como saberei que lá cheguei. Aprendi também sobre a importância de estabelecer metas mensuráveis e alcançáveis.

Mas mesmo bons planos falham às vezes, não importa o quanto tenham sido bem formulados. A recente turbulência no mercado econômico mundial desafia os mais meticulosos planejadores.

Porque planejar deve sempre ser uma tarefa contínua. Planos bons podem mais tarde demonstrar que foram mal concebidos. Se Deus é onisciente e todo-poderoso, como a Bíblia declara, então faz todo o sentido consultá-lo antes e durante qualquer planejamento.  

Conheça o propósito por trás dos planos. Algumas vezes desenvolvemos planos por motivos errados, para dar suporte ao nosso orgulho ou alcançar ambições egoístas. Estarmos abertos aos pontos de vista de Deus sobre nossos planos ajuda na revelação desses motivos. “Todos os caminhos do homem lhe parecem inocentes, mas os motivos são avaliados pelo Senhor”

(Provérbios 16.2). “Todos os caminhos do homem lhe parecem justos, mas o Senhor pesa o coração” (Provérbios 21.2).   

Use recursos certos para levar adiante os planos. Se fizermos do propósito de Deus nossa prioridade Ele nos mostrará os planos corretos e nos capacitará a levá-los adiante. “Confie no Senhor e faça o bem; assim você habitará na terra e desfrutará segurança. Deleite-se no Senhor, e Ele atenderá os desejos do seu coração” (Salmos 37.3-4).  

Mantenha o foco correto.  Nosso maior desejo em relação a planos e metas deveria ser que eles agradassem e honrassem a Deus. Se fizermos isso Ele promete nos capacitar para realizar o que nos propomos. “Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos”  (Provérbios 16.3).  

Procure direção para tornar os planos mais nítidos. Algumas vezes precisamos corrigir o rumo depois de iniciar um plano de ação. Quando confiamos em Deus para nos dar sabedoria e direção, Ele nos redireciona quando necessário, ainda que de maneiras que não podemos entender completamente. “Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos”  (Provérbios 16.9).

 (Por Robert J. Tamasy)

Sobre Vitor Hugo Mendes de Sá

Vitor Hugo Mendes de Sá é casado com Linéa Dias Mendes de Sá e tem duas filhas: Juliana e Mariana. É pastor por mais de 34 anos, evangelista, formado em teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil. Tem cursos em clínica pastoral, capelania hospitalar, pós-graduação Latu Sensu em ciências políticas e educação(UNB), Liderança avançada pelo Instituto Haggai. É também, Bacharel em Direito(FDCI). Tem sido orador de conferências no Brasil e no exterior. Pastor da Primeira Igreja Batista na Penha-RIO. Autor dos livros: Orando com Propósito e Rompendo as Muralhas na Família, ambos publicados pela MK editora.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s