Quando alguém recebe uma crítica, pode até não gostar, mesmo que seja construtiva, pois o perfil humano, parece não favorecer nenhum tipo de “crítica”, seja ela construtiva ou não.

Mesmo que a pessoa, educadamente, critique algumas das nossas ações ou comportamentos, temos a tendência de logo nos colocarmos numa atitude emocionalmente defensiva. Porém depois de passar algumas horas e dias, podemos refletir de maneira mais racional sobre aquela crítica, e nos é possivel adotar uma postura mais equilibrada e inteligente, se desejamos aprimorar e melhorar os nossos posicionamentos, em relação àquilo que realizamos.

Na vida, somos desafiados permanentemente a melhorar em tudo o que nos propomos a realizar, pois a própria sociedade moderna nos impõe este comportamento. Quando somos confrontados, sempre queremos nos esquivar, porém, é através desses “confrontos” que podemos identificar, reconhecer e tratar as nossas deficiências.

Existe um provérbio bíblico que diz o seguinte: “O orgulho do homem o humilha, mas o de espírito humilde obtém honra” (Provérbios 29.23). Podemos com humildade, ajudar e sermos ajudados, tendo como base sempre o amor, pois como nos aconselha o sábio Salomão: “Melhor é a repreensão feita abertamente do que o amor oculto.” (Provérbios 27.5).

Que Deus nos abençoe nesta caminhada da vida!