CRÍTICAS QUE CONSTROEM

Quando alguém recebe uma crítica, pode até não gostar, mesmo que seja construtiva, pois o perfil humano, parece não favorecer nenhum tipo de “crítica”, seja ela construtiva ou não.

Mesmo que a pessoa, educadamente, critique algumas das nossas ações ou comportamentos, temos a tendência de logo nos colocarmos numa atitude emocionalmente defensiva. Porém depois de passar algumas horas e dias, podemos refletir de maneira mais racional sobre aquela crítica, e nos é possivel adotar uma postura mais equilibrada e inteligente, se desejamos aprimorar e melhorar os nossos posicionamentos, em relação àquilo que realizamos.

Na vida, somos desafiados permanentemente a melhorar em tudo o que nos propomos a realizar, pois a própria sociedade moderna nos impõe este comportamento. Quando somos confrontados, sempre queremos nos esquivar, porém, é através desses “confrontos” que podemos identificar, reconhecer e tratar as nossas deficiências.

Existe um provérbio bíblico que diz o seguinte: “O orgulho do homem o humilha, mas o de espírito humilde obtém honra” (Provérbios 29.23). Podemos com humildade, ajudar e sermos ajudados, tendo como base sempre o amor, pois como nos aconselha o sábio Salomão: “Melhor é a repreensão feita abertamente do que o amor oculto.” (Provérbios 27.5).

Que Deus nos abençoe nesta caminhada da vida!

Sobre Vitor Hugo Mendes de Sá

Vitor Hugo Mendes de Sá é casado com Linéa Dias Mendes de Sá e tem duas filhas: Juliana e Mariana. É pastor por mais de 34 anos, evangelista, formado em teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil. Tem cursos em clínica pastoral, capelania hospitalar, pós-graduação Latu Sensu em ciências políticas e educação(UNB), Liderança avançada pelo Instituto Haggai. É também, Bacharel em Direito(FDCI). Tem sido orador de conferências no Brasil e no exterior. Pastor da Primeira Igreja Batista na Penha-RIO. Autor dos livros: Orando com Propósito e Rompendo as Muralhas na Família, ambos publicados pela MK editora.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

2 respostas para CRÍTICAS QUE CONSTROEM

  1. Layne Cris disse:

    Passei por uma experiência esse fim de semana que fez eu meditar exatamente nesse sentido. Se a pessoa nos ama e nos critica é para o nosso bem. Vale nossa própria crítica pessoal para saber se é certo e errado e a nossa vontade de nos esforçar para melhorar.

  2. Cris disse:

    É verdade….A verdade dói! Ao mesmo que tempo que é dolorosa é refrescante, pois nos dar a oportunidade para reflexão de nossos atos. É melhor uma crítica para nos levantar, ao elogio repleto de farsa.
    Que o Senhor incline cada vez nossos corações para receber a correção perfeita!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s