SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

Ainda respirando o Dia Mundial do Meio-Ambiente, gostaria de apresentar o que entendo como sendo o papel da igreja de Cristo na preservação da criação, obra belíssima das mãos do nosso Deus.
Poucas sao as igrejas que tratam da sustentabilidade ambiental como parte de uma agenda de inquietações. Ora, se defendemos, teologicamente, a unicidade de Deus, Criador “do mundo e daqueles que nele habitam”, então não teremos de encarar as demandas dessa convicção, assumindo inclusive a liderança das campanhas, no mundo secular, de que a CRIAÇÃO É UM TODO e que, por isso mesmo, a totalidade das coisas criadas haverá de ser considerada indivisível e interligada?

Perdoem-nos a veemência, mas é urgente, pela natural defesa da Bíblia como única regra de fé e de prática, que advoguemos que, fora disso, NADA PODERÁ TER SENTIDO. O mal da ignorância bíblica resultante de um cristianismo superficial, foi ter gerado um desconfortável descompromisso com esse TODO. Na criação, NADA SE ENTENDE POR SI MESMO! Na criaçao, NADA SE JUSTIFICA SEM O ECOSSISTEMA! Na criação, nada se entende SEM INTERDEPENDÊNCIA! E afirmo isso a bem das duas inseparáveis, impartíveis coexistências: a HUMANA e a CÓSMICA.

Louvamos a Deus pelo dom da inteligência e do livre arbítrio. Por isso, pense e faça coro conosco, erguendo sua voz, instruindo a este mundo que já não sabe mais, nem como interagir com a criação, nem como interferir nela, de forma a abençoá-la, enaltecê-la. Desventuradamente, dentre tudo o que decorre dessa alienação de Deus, estabelece-se, cada vez mais entranhado, a vivência e defesa de um evolucionismo inconsequente, insustentável, que deságua no suicídio brutal dos seres vivos a partir do homem e também de seu habitat – o ar que respiramos, a terra onde vivemos, a flora, a água, e a fauna -, com os quais deveríamos conviver segundo os desígnios do Criador para com a Sua criação.

Vamos acordar enquanto é tempo? Vamos reverter esse quadro pensando na preservação de TODA A CRIAÇÃO, para o bem comum? Ocorre-nos agora chamar esta atitude, essa posturan de COSMOVISÃO RADICALMENTE ECOLÓGICA, porque DEUS CRIOU TUDO, FEZ TUDO, E VIU QUE TUDO ERA BOM.

Nesse momento em que o mundo se volta cada vez mais para os cuidados para com o meio-ambiente, discutindo temas como: criacionismo e ecologia; cristianismo e criacionismo, queira Deus abençoar a Criação e as criaturas Suas, de forma a que, por questoes até de princípios mesmo, declaremos incluída a sustentabilidade ambiental na agenda de desassossego dos cristãos!

 (Pr. Eli Fernandes de Oliveira)

Sobre Vitor Hugo Mendes de Sá

Vitor Hugo Mendes de Sá é casado com Linéa Dias Mendes de Sá e tem duas filhas: Juliana e Mariana. É pastor por mais de 34 anos, evangelista, formado em teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil. Tem cursos em clínica pastoral, capelania hospitalar, pós-graduação Latu Sensu em ciências políticas e educação(UNB), Liderança avançada pelo Instituto Haggai. É também, Bacharel em Direito(FDCI). Tem sido orador de conferências no Brasil e no exterior. Pastor da Primeira Igreja Batista na Penha-RIO. Autor dos livros: Orando com Propósito e Rompendo as Muralhas na Família, ambos publicados pela MK editora.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

  1. Tiago Passos disse:

    Umas das maiores ambições da minha vida é de um dia fazer uma expedição pelo mundo pra conhecer todos os locais lindos que a natureza proporciona!Não uma expedição qualquer,mas uma que fique marcada para sempre.Uma expedição em eu possa ter uma convivência mais próxima com a natureza!Quero viajar por todos os países do mundo para conhecer as mais variadas culturas,os mais diversos locais onde ainda é infima a intervençao humana(por mais que sejam pouquissimos esses locais).Peço a Deus que o homem não destrua o mundo ate que eu possa realizar essa ambiçao.Aliás,ate que inumeras outras pessoas possam fazer o mesmo e para todo o sempre!Para isso é mais que necessario o respeito ao meio ambiente e tambem ao proximo!Um ‘desemvolvimento sustemtavel’ é uma otima ideia(otima ideia em comparaçao ao que é mais comum hoje:a completa destruiçao do meio).No entanto,quero deixar claro que sou um ambientalista radical e creio que nem mesmo o desenvolvimento sustentavel seja capaz de barrar a sede predatoria que o homem tem com a naturza!É necessario,na verdade,uma completa intervençao de ambientalistas para evitarmos qualquer dano cntra o meio ambiente,pois é possivel vivermos muito bem sem mexermos no que ainda resta do meio ambiente!Esse termo ‘desenvolvimento sustentavel’é so uma forma de ajudar a acabar com o pouco que ainda nos resta do meio ambiente sem a intervençao do homem!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s