TENHO UMA DOENÇA,MAS NÃO ESTOU DOENTE

Estando no Rio de Janeiro, para cumprir uma agenda de pregação e reunião com colegas pastores, agendei para fazer uma visita ao colega Pastor David Baêta Motta que se encontra em tratamento médico. A visita foi confortadora ao meu coração. Eis o texto que ele escreveu relatando a sua situação:

“O espírito do homem o sustenta na doença, mas o espírito deprimido, quem o levantará?”(Provérbios 18.14)

Confesso que não imaginava que o câncer fosse se manifestar tão rápido em
meu organismo. Afinal, fazia 11 meses de operado; uma cirurgia pesada, demorada, arriscada e de grande porte. Estava na expectativa de ficar um bom tempo sem a doença (talvez para o resto da vida). Entretanto, de modo assintomático, surge um novo tumor no meu fígado e, como num filme rebobinado, todo o sofrimento cirúrgico, CTI, Semi-intensivo, Quimioterapia e tudo o mais não são uma realidade distante.

O diagnóstico médico é que devo me submeter a nova cirurgia imediatamente, e
que depois dela virá mais uma etapa na qual me submeterei a sessões de quimio, com todo o seu desconforto.

Esses últimos três anos tem tido de uma pancada atrás da outra. Imagino o que
se passa na cabeça da minha esposa, que tem suportado e sofrido todas estas coisas comigo. Por favor! Orem sempre por ela pedindo força e conforto da parte de Deus, e não somente por ela, mas também por nossas filhas.

Tenho um grande amigo chamado Marcello Queiróz. Há poucos dias liguei para
ele e num determinado momento da conversa, quando falava com ele sobre o retorno da doença, ele me disse: David, você é um cara forte. Você está com uma doença, mas não está doente. Interessante foi que lembrei que o oncologista, que há três anos cuida de mim, disse a mesma coisa. A doença surge, mas não me faz adoecer. Até agora os procedimentos médicos têm sido satisfatórios dentro das possibilidades de uma doença insidiosa como o câncer.

Digo a você amado leitor deste artigo que há algo mais do que os procedimentos médicos poderiam fazer. Creio na existência do Deus Todo-Poderoso. Creio nele de todo o coração. Creio em suas intervenções. Sei que ele cura a quem quiser, e dá forças a outros para suportarem situações humanamente implacáveis quanto esta que estou a viver.

O texto bíblico que acima transcrevi é um suporte para mim. Realmente o espírito
fortalecido por Deus sustenta a pessoa no seu tempo de angústia, no seu tempo de
doença. Dentro de alguns dias me submeterei à terceira grande cirurgia em três anos. Em média é uma por ano. Entretanto, tenho vivido um inexplicável otimismo. Uma paz muito grande. Humanamente é impossível explicar isto. É algo que vai além de uma terapia psicológia (muito embora não abro mão dela, pois minha terapeuta, Dra Miria Ribeiro, tem me abençoado tremendamente); minha explicação para isso que sinto, para esta paz e otimismo, é que Deus está com as suas boas mãos sobre mim; Ele é o Meu Pastor e nada me faltará.

Há momentos em que meus olhos ficam molhados por um choro que não sai.
Em outros momentos penso em todo o desconforto e riscos que vêm aí. Há horas em que parece que vou esmorecer. Nesses momentos lembro de que não devo permitir que o meu espírito se deprima. Busco a Deus, oro, submeto-me à sua soberania e cuidados pastorais. Ele sempre tem uma forma de me fortalecer. Por isso digo: Tenho uma doença, mas não estou doente (abatido), pois o meu Pastor está comigo”.

Anúncios

Sobre Vitor Hugo Mendes de Sá

Vitor Hugo Mendes de Sá é casado com Linéa Dias Mendes de Sá e tem duas filhas: Juliana e Mariana. É pastor por mais de 33 anos, evangelista, formado em teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil. Tem cursos em clínica pastoral, capelania hospitalar, pós-graduação Latu Sensu em ciências políticas e educação(UNB), Liderança avançada pelo Instituto Haggai. É também, Bacharel em Direito(FDCI). Tem sido orador de conferências no Brasil e no exterior. Pastor da Primeira Igreja Batista na Penha-RIO. Autor dos livros: Orando com Propósito e Rompendo as Muralhas na Família, ambos publicados pela MK editora.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para TENHO UMA DOENÇA,MAS NÃO ESTOU DOENTE

  1. Pr.Doronézio Andrade disse:

    O Deus revelado na Pessoa de Jesus Cristo sempre caminha com os seus, sustentando-os em todos os momentos. A minha oração é que o bom e justo Senhor, continue derramando de Sua infinita paz na vida do Pr. David Baêta e sua querida família.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s