SOLIDÃO NUNCA MAIS

Ao longo do meu ministério pastoral, tenho verificado o crescente número de pessoas, não somente idosas, que sofrem tremendamente de “solidão”. Esse é um dos males mais cruéis desta sociedade moderna. A solidão afeta a milhares de pessoas em nossos dias, porém, são os com a idade avançada que mais profundamente experimentam esta realidade. Isso acontece pelo fato de não estarem mais ativos na vida profissional, como reflexo da própria idade e por uma questão de saúde. Eles criaram os seus filhos e estes estão envolvidos em suas atividades regulares e profissionais, sendo que muitas vezes até mesmo distantes geograficamente dos pais. Mas também existem aqueles idosos, que foram colocados em asilos e lá são esquecidos pela própria família.
 
Tomei conhecimento de uma pesquisa que revelou que 15% dos entrevistados sentiam-se solitários a maior parte ou todo o tempo; 78% sentiam solidão pelo menos parte do tempo e somente  6% declararam que jamais sentiram-se sozinhos. Estes são os felizardos!
 
Podemos amenizar um pouco a solidão dessas pessoas,  muitas vezes com um simples gesto de amor: Uma visita, um telefonema, um bate-papo descontraído, uma lembrança ou uma atenção especial acompanhada de um gesto de carinho
 
O Apóstolo Paulo, no final de sua vida, relatou conforme o texto de II Timóteo 4:6-21, o que sentia e havia experimentado durante a sua tragetória de vida ministerial. Mesmo com a sua visão  espiritual revelada em todos os fatos, deixou claro que lidava com a solidão.
 
Ninguém está imune a este mal que afeta a todos, desde as pessoas mais simples, até os altos governantes, requisitados executivos, pastores, líderes espirituais, conhecidos atletas, famosos artistas que aparecem na mídia, ricos e pobres.
 
Somente com Deus podemos vencer a solidão, pois a sua promessa feita a Josué continua valendo: “Nunca te deixarei, jamais te abandonarei” (Josué 1.5). Invista nesta realidade!
Anúncios

Sobre Vitor Hugo Mendes de Sá

Vitor Hugo Mendes de Sá é casado com Linéa Dias Mendes de Sá e tem duas filhas: Juliana e Mariana. É pastor por mais de 33 anos, evangelista, formado em teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil. Tem cursos em clínica pastoral, capelania hospitalar, pós-graduação Latu Sensu em ciências políticas e educação(UNB), Liderança avançada pelo Instituto Haggai. É também, Bacharel em Direito(FDCI). Tem sido orador de conferências no Brasil e no exterior. Pastor da Primeira Igreja Batista na Penha-RIO. Autor dos livros: Orando com Propósito e Rompendo as Muralhas na Família, ambos publicados pela MK editora.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s