Aconteceu na linda cidade de Curitiba, nos últimos dias 20 a 23 de julho, o congresso Despertar 2011, com a ênfase desafiadora de levar os jovens batistas do Brasil a se comprometerem a deixar a marca de Cristo nesta geração.

Os participantes do congresso, que foi promovido pela Juventude Batista Brasileira, foram abençoados com mensagens e momentos de louvor, adoração e oração, voltados para o fortalecimento dos jovens, no sentido de  se tornarem cada dia mais parecidos com Cristo nesta sociedade cujos interesses se distanciam cada vez mais dos propósitos de Deus.

Somos sempre inclinados a comparar os jovens de hoje com os jovens do passado, porém sabemos que cada geração possui tendências, interesses e desafios diferentes, que somente aqueles desta geração são capazes de alcançar. O que precisamos é orar e apoiar os adolescentes e jovens do presente, para que os mesmos sejam fortalecidos na fé e cumpram com um testemunho eloquente de Jesus Cristo a sua missão, pois somente assim poderão se preparar para “para responder a todos aqueles que lhes pedirem a razão da sua esperança.” (I Pedro 3:15).

Deus tem usado vidas ao longo da história do cristianismo de forma extraordinária. Muitas vezes pessoas simples, cuja origem não prometia nenhuma ação mais contundente no seu tempo, souberam se colocar diante do Senhor de forma submissa e por isso mesmo, foram tremendamente usados no testemunho do Evangelho de Cristo, deixando “marcas” inconfundíveis na vida de outras pessoas e na geração em que estavam inseridos. Este mesmo Deus continua requerendo hoje dos seus filhos, e os jovens possuem um potencial inquestionável para que isto aconteça. Creio que por esta razão, o Apóstolo João declarou: “Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno.”(I joão 2:14b).

Com a visão de impactar todo o Brasil com a verdadeira mensagem do Reino de Deus, uma das maiores e mais vibrantes caravanas presentes ao Despertar 2011 foi  formada por jovens de Belém do Pará, que viajaram mais de 3 mil e200 quilômetros, a sua maioria em ônibus especiais, outros de carro e alguns de avião, para desafiarem os demais jovens batistas do Brasil a voltarem ao norte do país e realizarem o próximo Despertar em Belém, a cidade “portal da Amazônia”.  Este desafio foi aceito pela liderança e por toda a Juventude Batista Brasileira e anunciado oficialmente durante o congresso.

Agora, cabe aos jovens batistas do Pará, apoiados por seus pastores e igrejas, a responsabilidade de se prepararem para receberem a Juventude Batista Brasileira em 2013, com a simpatia, o amor e a hospitalidade que o povo paraense tem em suas raízes.

Desta forma já podemos dizer: Sejam bem vindos, jovens batistas brasileiros ao DESPERTAR/2013. Deus os abençoe!