CULTUANDO EM ESPÍRITO E EM VERDADE

A cada semana, milhões de pessoas freqüentam igrejas no mundo inteiro. O que impressiona é que poucas dessas pessoas sabem dizer qual o propósito de irem às igrejas. Podem até ter uma vaga idéia, mas seria difícil colocá-la em palavras. O cultuar não deve ser motivado como um ritual, mas sim como uma celebração a Deus; não pode ser por tradição, mas por convicção cristã; não deve ser por um mero compromisso social, mas por satisfação espiritual.

A definição de culto, apresentada pelo teólogo anglicano do século passado William Temple, é muito interessante. Ele disse que “Cultuar é avivar a consciência pela santidade de Deus, alimentar a mente com a verdade de Deus, purificar a imaginação pela beleza de Deus, abrir o coração ao amor de Deus, devotar a vontade aos propósitos de Deus”.

Nos dias atuais parece que estamos perdendo a noção exata do que significa cultuar a Deus “em espírito e em verdade”, conforme foi ressaltado pelo próprio Senhor Jesus Cristo, no diálogo com a mulher samaritana, junto ao poço de Jacó, na localidade de Sicar. A ênfase em cultuar deve ser como resultado da experiência de salvação em Cristo Jesus. “Pois virá o tempo, e, de fato, já chegou, em que os verdadeiros adoradores vão adorar o Pai em espírito e em verdade. Pois são esses que o Pai quer que o adorem.” ( João 4: 23). Deus é o foco da verdadeira adoração.

Com o advento de Jesus como o Messias de Deus, a porta da adoração foi amplamente alargada, pois a visão do Antigo Testamento foi restaurada. A mulher samaritana, ao encontrar-se com Jesus, experimentou nova vida, que lhe proporcionou um novo sentido de adoração.

O termo grego “proskynein” significa literalmente “a atitude da pessoa que se prostra diante de Deus como um verdadeiro adorador”. Os “adoradores verdadeiros” são aqueles que adoram realmente com todo o seu ser e isso acontece como resultado de um novo nascimento e a ação do Espírito Santo em nós.

Hoje em muitos dos nossos chamados “cultos ou celebrações”, constatamos a falta de compromisso e responsabilidade no ato de adorar. De um lado, aqueles que defendem uma liturgia mais tradicional e conservadora; de outro lado, aqueles que advogam uma celebração mais contemporânea e liberal, enquanto que o autêntico ato de adoração e culto, acontece no coração e não se fundamenta em ações exteriores. “Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos. Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.” (João 4:22-24).

Vale à pena ressaltar a necessidade neste tempo, de um auto-exame espiritual, fundamentado unicamente nas Escrituras Sagradas, de forma honesta, coerente e acima de tudo sincera. O propósito seria o de alinharmos a nossa conduta como “adoradores” não conforme os padrões humanos, tendências teológicas ou ondas e inclinações de padrões, quer sejam do passado ou do presente, conservadores ou contemporâneos, mas antes e acima de tudo, conforme uma postura que glorifique somente a Deus em nosso viver.

Na verdadeira adoração, as nossas feridas são saradas, as nossas necessidades são atendidas, o nosso coração é inflamado pelo Espírito Santo e o Senhor é exaltado. Amém.

Sobre Vitor Hugo Mendes de Sá

Vitor Hugo Mendes de Sá é casado com Linéa Dias Mendes de Sá e tem duas filhas: Juliana e Mariana. É pastor por mais de 34 anos, evangelista, formado em teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil. Tem cursos em clínica pastoral, capelania hospitalar, pós-graduação Latu Sensu em ciências políticas e educação(UNB), Liderança avançada pelo Instituto Haggai. É também, Bacharel em Direito(FDCI). Tem sido orador de conferências no Brasil e no exterior. Pastor da Primeira Igreja Batista na Penha-RIO. Autor dos livros: Orando com Propósito e Rompendo as Muralhas na Família, ambos publicados pela MK editora.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

2 respostas para CULTUANDO EM ESPÍRITO E EM VERDADE

  1. João Cruzué disse:

    A Paz de Cristo,

    Pastor Vitor Hugo, da Primeira Igreja Batista do Pará.

    Agradeço sua publicação da pesquisa sobre a População

    Evangélica Brasileira, de minha autoria. Foi muito gentil a sua

    comunicação. Desta forma, tive a oportunidade de conhecer mais

    um servo do Senhor Jesus Cristo.

    Dou graças a Deus pelo seu Blog. Desde 2005 estamos nesta batalha: publicando e desafiando cada liderança evangélica a publicar conteúdo cristão na Internet. Isso vai nos levar a degraus mais altos. De leitores a publicadores; de publicadores a formadores de opinião. E que o nome de Jesus seja glorificado em nossos textos, que devem prover com água fresca a sede de Deus que há em milhões de vidas.

    Perdoe-me ser prolixo, pois ainda tenho algo mais a testemunhar.

    Em 2004, quando ainda nem pensava em publicar na Internet (como a maioria das lideranças evangélicas ainda o faz) eu digitei a palavra “church” na barra de endereços do navegador. Esperava abrir algum site de uma Igreja cristã em algum lugar do mundo. Entretanto, fui surpreendido por outra coisa: uma página da igreja satânica.

    Então eu pensei: Como é lerdo o povo de Deus!

    Refletindo dias mais tarde, minha consciência me disse que eu fazia parte do povo de Deus, e que também tinha dificuldades (ou comodismo) em dominar as tecnologias eletrônicas, coisa que era diferente nos tempos de Lutero. Tendo me conscientizado que a carapuça era justa em mim, tratei de dar os primeiros passos. Não somente isso, mas também compartilhar e ajudar outros a se tornarem agentes na Web. Por dois anos ajudei na administração/moderação da União de Blogueiros Evangélicos. Também edito dois tutoriais que ensinam a história e os rudimentos dos blogs.

    No mês de setembro a família de Blogs Olhar Cristão, vai ultrapassar a casa de 2 milhões de páginas visitadas. É isso que desejo (e trabalho) de cada liderança evangélica em nosso País.

    A formação de opinião no Brasil não pode continuar sendo primazia de ateus, incrédulos e ímpios. Esta escada tem vários degraus, a começar do uso de um Blog.

    É importante que os leitores deste blog saibam: que é preciso exercitar bem Romanos 12: 1 e 2, assim como tem feito de forma excelente o reverendo Pastor.

    Parabéns pelo Blog.

    Continue Glorificando o Senhor com ele.

    .

  2. Jueline disse:

    Pastor, que mensagem maravilhosa. realmente a verdadeira adoração satisfaz as nossas necessidades. E o espirito Santo se manifesta em nossa vida. Agradeço a Deus por sua vida, e quando estava em Belém não perdia os cultos de quarta-feira, hoje leio as mensagens deixadas pelo senhor, inspiradas por Deus. Um grande abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s