POPULAÇÃO EVANGÉLICA ATUAL NO BRASIL

Tabela com a população evangélica por Estados
POP_EV 2011
Tabela com dados estatísticos

Publiquei no final de agosto a tabela acima com base em um estudo do economista Marcelo Neri da FGV, combinados com os dados do Censo 2010 do IBGE @Estados. Para uma população de 190,7 milhões, os estudos apontavam um percentual de evangélicos da ordem de 20,23%, ou seja, 38,6 milhões de crentes.

Para rever minhas publicações: 1) População Evangélica do Brasil 2009 ; 2) FGV – Os Evangélicos voltam a crescer e 3) Projeção Censo 2010 – em 05.04.2009

Como o IBGE ainda não disponibilizou os resultados da pesquisa de “Religiões” do Censo 2010; e mesmo que isto fizesse, tais números não seriam provenientes de uma contagem real, mas de uma estatística por amostragem.

Então, considerando que no mês de agosto de 2011 a população do Brasil alcançou 192 milhões de habitantes, estimo [com base em minhas pesquisas (FGV/IBGE), dentro de uma pequena margem de erro] que os evangélicos de todos os credos no Brasil, incluindo aqueles que não estão congregando, são por volta de 40,3 milhões de crentes ou 21%.

Estudos da própria FGV apontam que, depois de 2007, a Igreja Católica voltou a perder adeptos nas mesmas proporções da década de 90. Isso pode ser mesmo verdade, uma vez que Bento XVI já tem viagem agendada para o Brasil em 2012.

Somos 40 milhões de evangélicos. Isso é motivo para alegria? Não! Quantidade não significa que todos tenham um compromisso de fidelidade com o Senhor Jesus. Há muito o que fazer nas áreas de discipulado e evangelização.

(Fonte: Blog Olhar Cristão – João Cruzué)
Anúncios

Sobre Vitor Hugo Mendes de Sá

Vitor Hugo Mendes de Sá é casado com Linéa Dias Mendes de Sá e tem duas filhas: Juliana e Mariana. É pastor por mais de 33 anos, evangelista, formado em teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil. Tem cursos em clínica pastoral, capelania hospitalar, pós-graduação Latu Sensu em ciências políticas e educação(UNB), Liderança avançada pelo Instituto Haggai. É também, Bacharel em Direito(FDCI). Tem sido orador de conferências no Brasil e no exterior. Pastor da Primeira Igreja Batista na Penha-RIO. Autor dos livros: Orando com Propósito e Rompendo as Muralhas na Família, ambos publicados pela MK editora.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s