EBD COM MUITO PRAZER

Quando se pensa sobre a Escola Bíblica, somos conduzidos a uma sensação de prazer, que somente aqueles que experimentam na vida o privilégio de  participar desta escola, sabem avaliar.

Lembro-me dos meus tempos de criança, quando, lá no interior, era levado semanalmente pelos meus pais à Escola Bíblica Dominical. Guardo até hoje na memória, as lembranças daquela época, das histórias bíblicas que ouvi, das experiências relatadas e das imagens que eram reproduzidas na antiga revistinha “Jóias de Cristo”. Boas recordações!

A EBD torna-se um diferencial na vida das pessoas de todas as faixas etárias, níveis sociais e culturais, pela mensagem que se propõe apresentar, desde a sua origem. A história relata que, aqui no Brasil, foi ainda no tempo do Império que o casal de missionários escoceses, Robert, que era médico, e sua esposa Suzana Kalley,  após um período de atuação na Ilha da Madeira, desembarcaram em nosso país, iniciando a sua obra missionária em 1857, dedicando-se à evangelização através da EBD. Relata ainda a história, que um dos primeiros convertidos na época foi José P. de Souza Lauro, português, que logo depois de ser batizado, dedicou-se à leitura e exposição da Bíblia Sagrada para os seus companheiros e vizinhos mais chegados.

A Escola Bíblica tornou-se relevante desde os primórdios até os dias atuais, por causa da mensagem que se propõe a ensinar, que é a mensagem bíblica, razão de ser do seu próprio nome. Na EBD, o livro texto que norteia os estudos corresponde às Sagradas Escrituras, o livro mais precioso que o mundo já conheceu. O livro mais lido em todo o mundo, um best seller de anos e anos, sem precedente. A Bíblia Sagrada é conhecida como o Livro Santo, o Martelo, a lâmpada para os pés, a Luz para o caminho, a Espada do Espírito, a Palavra Viva, a Palavra de Deus. A sua mensagem é eficaz, seus ensinamentos são puros. São doces como o mel. Somente através da sua mensagem, experimentamos transformação, somos revificados, fortalecidos, exortados e corrigidos; mas também, somos consolados, encorajados, animados, confortados e desafiados. Nos ensinos da Palavra de Deus, reside todo o tesouro que alguém pode querer, todo o conhecimento de que necessitamos, todo o saber que almejamos e toda fonte de inspiração de que precisamos.

Podemos refletir na “ EBD com muito prazer”, por ter ela uma grade curricular muito abrangente e completa. O seu conteúdo começa  antes da criação do mundo, no livro do Gênesis, revelando que “no princípio, criou  Deus os céus e a terra. A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo,  e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas”(Gen. 1:1,2). A sua grade curricular ainda descreve, sobre o início da civilização, sobre a geografia do mundo antigo, sobre aspectos culturais dos povos, questões políticas dos reinados antigos, sem deixar de lado informações econômicas antigas, valorização das línguas originais, etc. Este currículo também abrange: poesia, biografias, leis, profecias, histórias, simbolos, metáforas, além de apresentar as características do ministério de Jesus, falar sobre eclesiologia, descrever os ensinos epistolares das Cartas e apresentar símbolos, parábolas, expressões, visões, alegorias e metáforas, etc. Conclui-se esta vasta grade currucular com a mensagem do Apocalipse, que revela o “Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim.”(Apc. 22:13).

Também podemos destacar a relevância da Escola Bíblica por tratar-se de uma escola que abrange todas as faixas etárias, desde a menor idade, até a pessoa mais idosa, oferecendo um leque de possibilidades para o desenvolvimento pessoal, social, espiritual e total do indivíduo. No convívio da Escola Bíblica, comprovadamente podemos identificar a maturidade do homem “criado à imagem e semelhança de Deus”(Genesis 1:27). A prática nos ensinamentos sagrados, além de ser um grande privilégio, conduz o aluno à vivência de valores de conduta, tais como: fidelidade, honestidade, verdade, amor, bom testemunho, prática da oração, compromisso, dedicação e submissão aos propósitos de Deus, fazendo deste aluno, uma pessoa abençoadora.

Finalmente ressalto que é através da Escola Bíblica que o cristão adquire uma visão do Reino de Deus e o seu propósito para este mundo. A ação evangelizadora é claramente identificada na escola Bíblica, pelo fato do aluno se sentir parte de um pequeno grupo, onde a comunhão pode ser mais plenamente sentida, o dom exercitado, além de ser um fórum ideal para a elucidação de dúvidas frequentes sobre a fé, pois num grupo menor, nos sentimos mais à vontade para expôr as nossas idéias, sem maiores constrangimentos. A Escola Bíblica sempre foi e sempre será uma eficaz ferramenta de evangelização. No passado, as igrejas cresceram de forma inquestionável, pois em muitas dessas igrejas, o número de alunos matriculados na Escola Bíblica era superior ao número de membros da igreja. Sabemos que os tempos mudaram e hoje as pessoas são diferentes, porém uma coisa é real: a Escola Bíblica, tendo o nome que tiver, reunindo-se no dia e o horário que desejar, continua sendo o método mais eficiente para o estudo da Bíblia Sagrada. Vale a pena investir na Escola Bíblica! 

* Início de uma EBD. Forsyth, W. B. Evangelical Press, 1988 p. 130.

* Sociedade Bíblica do Brasil. Barueri.São Paulo.

* Interpretação da Biblia Hoje. Dornas, Lécio

Anúncios

Sobre Vitor Hugo Mendes de Sá

Vitor Hugo Mendes de Sá é casado com Linéa Dias Mendes de Sá e tem duas filhas: Juliana e Mariana. É pastor por mais de 33 anos, evangelista, formado em teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil. Tem cursos em clínica pastoral, capelania hospitalar, pós-graduação Latu Sensu em ciências políticas e educação(UNB), Liderança avançada pelo Instituto Haggai. É também, Bacharel em Direito(FDCI). Tem sido orador de conferências no Brasil e no exterior. Pastor da Primeira Igreja Batista na Penha-RIO. Autor dos livros: Orando com Propósito e Rompendo as Muralhas na Família, ambos publicados pela MK editora.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para EBD COM MUITO PRAZER

  1. Adriana disse:

    amei!! eu amo a EBD!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s