FÓRUM DE CIÊNCIAS BÍBLICAS

Nos dias 21 e 22 de junho, a Sociedade Bíblica do Brasil promoverá o VIII Fórum de Ciências Bíblicas, evento que reúne especialistas de renome internacional, de várias áreas, em torno de uma temática determinada. Para esta edição, o tema escolhido foi Bíblia e Missões, que pretende focar a Bíblia Sagrada sob dois ângulos: como texto para o estudo de missões; e como ferramenta missionária.

Aberto a professores e estudantes de Teologia, Ciências da Religião e Linguística, assim como outros estudiosos da Bíblia, lideranças religiosas e cristãos em geral, o evento terá a participação de representantes de diversas instituições brasileiras e internacionais, que se dividirão em torno de oito palestras.

• ASPECTOS TRANSCULTURAIS DA TRADUÇÃO BÍBLICA E DA OBRA MISSIONÁRIA: Quando se traduz um texto, parte-se de uma cultura para outra. Da mesma forma, o movimento missionário sempre é um movimento transcultural. Para que a tradução e a missão ocorram de forma coerente e sadia, é preciso entender tanto a cultura fonte como a cultura objeto do trabalho. Esta palestra irá abordar e trazer à tona esses aspectos. Paulo César Duarte de Oliveira, coordenador de Missiologia da Área das Américas da ALEM (Associação Linguística Evangélica Missionária) e Aliança Global Wycliffe.
• LUZ NA AMAZÔNIA – UM PROJETO DE MISSÃO HOLÍSTICA: A palestra apresentará como é desenvolvido o programa Luz na Amazônia em comunidades ribeirinhas da Amazônia brasileira. Com 50 anos de atividades, o programa é realizado a partir de uma perspectiva da missão integral. Acyr de Gerone Junior, secretário regional da SBB em Belém, é mestre em Educação. Marizete Lopes Andrade, coordenadora regional de Ação Social da SBB, é mestre em Ciências da Educação e doutoranda em Gestão Social.
• A CAUSA DA BÍBLIA NO BRASIL: Sob a coordenação de Erní Seibert, secretário de Comunicação e Ação Social da SBB, neste painel, serão apresentados os programas e projetos que visam desenvolver a obra bíblica no País.
Edson de Faria Francisco, linguista e professor do Departamento de Bíblia da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), é doutor na área de Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaicas. Wilson Paroschi, teólogo e professor, tem doutorado em Novo Testamento pela Andrews University (EUA).
• A BÍBLIA COMO TEXTO PARA MISSÕES: Nesta palestra, serão feitas reflexões sobre a Bíblia como texto para o estudo de missões e da missão; e a Bíblia como ferramenta missionária, tanto da missão de Deus quanto dos empreendimentos missionários da igreja.Timoteo Carriker, doutor em Filosofia, é mestre em Teologia e Divindade.

• A AUDIÇÃO DA BÍBLIA COMO FERRAMENTA MISSIONÁRIA: Graças ao desenvolvimento de tecnologias, as pessoas também têm acesso à Bíblia em áudio. Como um bom número de pessoas não lê ou não gosta de ler, a audição da Bíblia passou a ser uma ferramenta importante para levar a Palavra de Deus a todos. Nesta palestra, serão mostrados exemplos de como a audição da Bíblia é e pode ser uma ferramenta para a atividade missionária das igrejas. Eude Martins, assessor de Projetos Especiais da SBB e convidados.

• A BÍBLIA PARA PÚBLICOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS: 10 ANOS DE BÍBLIA EM BRAILE E LANÇAMENTO DA SÉRIE AVENTURAS DA BÍBLIA EM LIBRAS: Nesta palestra, será apresentado o trabalho desenvolvido por meio do programa A Bíblia para Pessoas com Deficiência, com destaque para a Bíblia em Braile e seus benefícios para as pessoas com deficiência visual, que há uma década contam com o texto bíblico completo nesse formato. Além disso, acontecerá o lançamento da porção bíblica em LIBRAS. Erní Seibert, doutor em Ciências da Religião, é mestre em Teologia e secretário de Comunicação e Ação Social Social da SBB.
• A CAUSA DA BÍBLIA NO MUNDO: Neste painel serão apresentados os esforços que têm sido realizados pela obra bíblica em âmbito mundial. Esteban Voth, teólogo e biblista, é coordenador de tradução da Área das Américas, das Sociedades Bíblicas Unidas. Elza Tamez, teóloga e biblista, é consultora de tradução das Sociedades Bíblicas Unidas. Tem doutorado em Bíblia e é membro docente da Universidade Latino-americana da Costa Rica, tendo já recebido diversos prêmios por seu trabalho. Daniel Gerber, consultor de tradução das Sociedades Bíblicas Unidas.
• A TRADUÇÃO DA BÍBLIA NA PERSPECTIVA DAS MISSÕES: Traduzir a Bíblia é uma das primeiras atividades necessárias para levar a Palavra de Deus a todos os povos. Os movimentos missionário e de tradução da Bíblia são parceiros inseparáveis na história da igreja. Esta palestra irá abordar este tema, mostrando o relacionamento e a interação da tradução bíblica com o movimento missionário. Esteban Voth, teólogo e biblista, é coordenador de tradução da Área das Américas, das Sociedades Bíblicas Unidas.

Faça a sua inscrição e participe – www.sbb.org.br  – (Eventos)

Endereço: Centro de Eventos – Museu da Bíblia
Av. Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672, Vila Porto, Barueri (SP)
Data: 21 e 22 de junho
Horário: 14h30 às 21h30
Inscrição: R$ 30,00 (grupos a partir de dez pessoas têm 50% de desconto)
Informações: (11) 3474-5827

Anúncios

Sobre Vitor Hugo Mendes de Sá

Vitor Hugo Mendes de Sá é casado com Linéa Dias Mendes de Sá e tem duas filhas: Juliana e Mariana. É pastor por mais de 33 anos, evangelista, formado em teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil. Tem cursos em clínica pastoral, capelania hospitalar, pós-graduação Latu Sensu em ciências políticas e educação(UNB), Liderança avançada pelo Instituto Haggai. É também, Bacharel em Direito(FDCI). Tem sido orador de conferências no Brasil e no exterior. Pastor da Primeira Igreja Batista na Penha-RIO. Autor dos livros: Orando com Propósito e Rompendo as Muralhas na Família, ambos publicados pela MK editora.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s