SBB COMEMORA 50 ANOS DO LUZ NA AMAZÔNIA

Precursor e modelo de outros programas sociais da entidade, o Luz na Amazônia completa cinco décadas.

 

O ano de 2012 marca o cinquentenário de uma importante iniciativa social, voltada a populações ribeirinhas da Amazônia. Criado pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), o programa Luz na Amazônia destaca-se por levar assistência médica, social e espiritual a comunidades que vivem em situação de extrema carência, contando, para isto, com o barco-ambulatório Luz na Amazônia III e o Barco da Bíblia Luz na Amazônia II, ambos especialmente projetados para navegar na Bacia Amazônica. Somente nos últimos 10 anos, as ações do Luz na Amazônia beneficiaram cerca de 118 mil pessoas localizadas às margens do Rio Amazonas.

A viagem inaugural do programa Luz na Amazônia foi realizada no dia 08 de dezembro de 1962. Desde então, a SBB promove viagens periódicas a roteiros pré-determinados, alcançando preferencialmente comunidades mais isoladas, distantes dos centros urbanos. O barco-ambulatório, projetado para proporcionar atendimento médico de qualidade, conta com enfermaria, consultórios médico e odontológico, farmácia e laboratório de análises clínicas, estrutura que possibilita realizar desde atendimentos de emergências até cirurgias de pequeno porte. Entre os objetivos do programa estão: elevar o padrão de qualidade de vida do ribeirinho; promover sua transformação social; promover seu desenvolvimento espiritual e cultural; promover o fortalecimento de vínculos familiares e proporcionar mais visibilidade para a realidade social da região.

“A atuação do programa Luz na Amazônia só pode ser devidamente compreendida e analisada se levado em conta o contexto geográfico e social em que se encontra. A região Amazônica é marcada por um contraste que evidencia uma área rica de recursos e uma população em sua maioria pobre. Essa extrema carência é revelada em situações como no baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), as altas taxas de mortalidade infantil e as mais baixas expectativas de vida”, ressalta o secretário regional da SBB em Belém, Acyr de Gerone Junior. A região ainda registra graves problemas ambientais e agrários, exclusão, isolamento, analfabetismo, trabalho infantil e escravo, violência, exploração sexual, doenças, fome e tráfico de pessoas, ausência de serviços públicos.

Luz na Amazônia II e III – As duas embarcações que atualmente integram o programa realizam trabalhos distintos, mas complementares, abrangendo os estados do Pará, Amazonas e Amapá. O Barco da Bíblia Luz na Amazônia II – considerado uma verdadeira livraria flutuante, tem como principal finalidade oferecer Escrituras a um valor acessível, facilitando sua aquisição por pessoas que, em geral, não têm acesso a outras livrarias. Este ano, o Barco da Bíblia foi totalmente remodelado, reunindo uma área de livraria mais ampla e moderna, que enfatiza o atendimento ao público, além de um espaço cultural, batizado de Museu da Bíblia.

O Barco Luz na Amazônia III visita pequenos núcleos populacionais estabelecidos às margens dos rios, igarapés e furos da região. São, genericamente, populações ribeirinhas, as quais têm uma dinâmica de funcionamento socioeconômica com características próprias. Nessas comunidades ribeirinhas, distantes dos centros urbanos, a situação é de isolamento. As únicas estradas são os rios, e o meio de transporte mais comum são os “casquinhos” (pequenos barcos a remo). Na maioria das localidades não há posto médico, farmácia e nem escolas. Em 2011, o programa realizou 63.056 atendimentos, beneficiando 26.437 pessoas de 32 comunidades, alcançados por meio de 65 viagens. O investimento, no mesmo ano, foi de R$ 2.128.110,62.

No mês de dezembro, considerado um período crítico – entressafra do açaí, escassez do pescado e baixa renda -, o Programa Luz na Amazônia promove a campanha “Natal dos Ribeirinhos”. A iniciativa da SBB conta com parceiros e voluntários para realizar uma programação especial que visa levar um pouco de conforto material e espiritual à população atendida pelo programa, no estado do Pará. Em 2011, foram distribuídos 3.450 literaturas bíblicas, 1.154 kits escolares, 2.594 brinquedos, 13.000 peças de roupa, 1.300 sapatos e 2.459 lanches a 22 comunidades ribeirinhas.

Ação abrangente – Inicialmente, o programa Luz na Amazônia tinha como motivação a tarefa de melhorar e ampliar a distribuição de Bíblias nos longínquos amazônicos. O projeto inicial de suprimento de Escrituras e de colportagem (oferta porta a porta de livros religiosos) logo foi ampliado, passando a ser também um projeto filantrópico, de assistência médica, odontológica e farmacêutica e de doação de roupas e alimentos. Com o passar do tempo, o Barco de colportagem Luz na Amazônia se transformou num barco-hospital.

Nas primeiras duas décadas, o programa Luz na Amazônia promovia a distribuição de Escrituras, atendimento espiritual e social, por meio da entrega de donativos. A partir de 1980, foram iniciados os atendimentos de assistência médica e, nos anos 90, o programa passou a oferecer também assistência odontológica e laboratorial. Em 2003, foi iniciada a implantação de uma nova metodologia de trabalho, com foco em prevenção na área de saúde e na promoção social e cultural da população por meio de ações e projetos com maior potencial transformador da realidade social. Para tanto, foi assinado o 1º termo de parceria com a Universidade Federal do Pará – UFPA. Nos últimos dez anos, o Luz na Amazônia realizou 410 viagens, registrando 117.981 beneficiados, 258.363 procedimentos e 23.039 famílias atendidas. Para isto, contou com a atuação de 1.789 voluntários.

“A experiência com o Luz na Amazônia nos dá a dimensão do poder transformador da Palavra de Deus. Além de proporcionar o atendimento médico e social, tão importantes para a região, a distribuição de Escrituras é recebida com muita alegria, porque traz, principalmente, esperança, um sentimento muito valioso para os moradores dessas comunidades”, avalia o secretário de Comunicação e Ação Social da SBB, Erní Seibert.

O lavrador Lourenço da Silva Oliveira, de Igarapé de Genipaúba, município de Acará, é um exemplo de ribeirinhos que teve sua vida transformada pelo programa. “Para nós, o Luz na Amazônia significa uma luz de verdade. Meu primeiro contato com a Bíblia e o primeiro atendimento médico que eu tive foi por meio do programa. A Bíblia na vida de qualquer ser humano é tudo, ensina a viver uma vida nova. Hoje em dia já me sinto uma pessoa mais civilizada”.

Também moradora de Igarapé de Genipaúba, Roselene de Oliveira Conceição lê diariamente a Bíblia recebida. “Hoje, tenho Deus no coração. Nunca vou esquecer que vocês salvaram a vida do meu filho. Vocês deram o tratamento, deram o remédio, me ensinaram como cuidar melhor dele no dia-a-dia. Levanto as mãos para o céu e agradeço por aquele dia”, relata.

Outra beneficiada pelo programa, Maria Eunice de Moraes Ramos, residente em Vila de Arapiranga, em Barbacena, destaca a iniciativa. “O Luz na Amazônia é muito importante para nós, porque traz tanto o remédio espiritual como o remédio material. Quando precisamos de atendimento, temos de viajar horas de barco e, muitas vezes não dá tempo. Dou graças a Deus por esse trabalho de vocês”.

Morador da Ilha de Combu, em Belém, José do Carmo e Silva, trabalha no extrativismo do açaí e na lavoura do cacau. “Há horas na vida em que só Deus pode ajudar e a leitura da Bíblia atua como um bálsamo que alivia a dor. O Luz na Amazônia é muito necessário. Nós, aqui, precisamos muito de ajuda. Mas sabemos que há gente nessa Amazônia precisando ainda mais do que nós”.

Agenda comemorativa

As comemorações do cinquentenário serão realizadas em Belém (PA), cidade onde os barcos Luz da Amazônia II e III ficam ancorados entre as viagens. A primeira delas será uma exposição de fotos e depoimentos. O acervo de imagens, reunido durante estes anos, ganha ainda mais valor com as declarações dos beneficiados e voluntários que participam do programa.

No dia 27 julho, a SBB realizou uma ação com especial, que contará com a participação de voluntários, parceiros, igrejas, lideranças cristãs e clientes, vindos de vários pontos do Brasil. Eles farão parte de uma viagem comemorativa para a Ilha Grande, que há muito tempo é atendida pelo Programa Luz na Amazônia.

Para o público infantil está sendo preparado o concurso literário “Luz entre as crianças”. Trata-se de uma redação que deverá se elaborada por crianças de até 12 anos, matriculadas em escolas de comunidades ribeirinhas atendidas pelo Luz na Amazônia.

A programação será encerrada com uma celebração no dia 15 de setembro, na Primeira Igreja Batista do Pará.

 

Ações de Arrecadação

Com o objetivo de levantar recursos para fazer uma reforma no barco Luz na Amazônia III, será realizado um jantar, em 23 de novembro, no Salão Nobre da Associação Comercial do Pará.

Também está sendo produzido um livro de fotos históricas do programa, que será lançado em setembro. Toda a renda obtida com sua venda servirá para essa finalidade.

O programa ainda é objeto da campanha anual de arrecadação de recursos da SBB.

Para marcar os 50 anos do programa, a SBB também lançará uma campanha de arrecadação de fundos para a reforma do barco Luz na Amazônia III. As contribuições podem ser feitas pelo Banco Bradesco – agência 3390-1 – cc 18512-4

Luz no Brasil – Os impactos positivos alcançados com o programa Luz na Amazônia motivaram a SBB a ampliar sua abrangência e a replicar em outras regiões a experiência bem sucedida, com a criação do Luz no Brasil, em 2008. Este programa tem como linhas de atuação o desenvolvimento espiritual e a promoção da saúde, educação, cultura e cidadania.

Atualmente, a iniciativa engloba três outros projetos igualmente importantes: o Luz no Sul e o Luz no Sudeste, que contam com ônibus ambulatório para os atendimentos, e o Luz no Nordeste, que utiliza um caminhão ambulatório para percorrer a região.

 A SBB – A Sociedade Bíblica do Brasil é uma organização sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, assistencial, educativa e cultural. Sua finalidade é traduzir, produzir e distribuir a Bíblia Sagrada, um verdadeiro manual para a vida, que promove o desenvolvimento espiritual, cultural e social do ser humano, provocando, assim, a transformação daquele que com ela entra em contato. Para cumprir a missão de distribuir, de forma relevante, a Bíblia a todas as pessoas desenvolve programas de assistência social em todo o País. Fundada em 1948, construiu sua trajetória com base na missão de “promover a difusão da Bíblia e sua mensagem como instrumento de transformação espiritual, de fortalecimento dos valores éticos e morais e de incentivo ao desenvolvimento humano, nos aspectos espiritual, educacional, cultural e social, em âmbito nacional”.

 (Fonte: Sociedade Bíblica do Brasil)

Informações para a imprensa: Oficina da Palavra: (11) 3289-2139

Contatos: Denise Lima: (11) 9611-7381

Luciana Garbelini: (11) 9292-2131

Anúncios

Sobre Vitor Hugo Mendes de Sá

Vitor Hugo Mendes de Sá é casado com Linéa Dias Mendes de Sá e tem duas filhas: Juliana e Mariana. É pastor por mais de 33 anos, evangelista, formado em teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil. Tem cursos em clínica pastoral, capelania hospitalar, pós-graduação Latu Sensu em ciências políticas e educação(UNB), Liderança avançada pelo Instituto Haggai. É também, Bacharel em Direito(FDCI). Tem sido orador de conferências no Brasil e no exterior. Pastor da Primeira Igreja Batista na Penha-RIO. Autor dos livros: Orando com Propósito e Rompendo as Muralhas na Família, ambos publicados pela MK editora.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para SBB COMEMORA 50 ANOS DO LUZ NA AMAZÔNIA

  1. Sandra M G Santos disse:

    Pastor Vitor Hugo, formidável esta informação!
    Graças a Deus! que o Pastor Youcef Nadarkhani foi obsorvido e já estar em plena liberdade! As nossas orações Jesus Cristo respondeu e surpreendeu todos nós com esta notícia maravilhosa! Deus abençoe Pr. Vitor Hugo e misitério!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s