SERMÕES QUE ATRAPALHAM O CULTO

Você sabia que alguns sermões têm a capacidade de atrapalhar o culto? Isto mesmo! Não só atrapalham como também podem acabar afastando as pessoas da Igreja, criando nelas um total desinteresse pela adoração. Robson Marinho, em seu livro “A Arte e Pregar: Como Alcançar o Ouvinte Pós-Moderno”, da Editora Vida Nova, faz um rápido “catálogo” dos sermões que mais atrapalham o culto. Vejamos:

1 – SERMÃO ANESTÉSICO

É aquele que parece anestesia geral. É um verdadeiro “sonífero”. Faz os ouvintes dormirem ou até mesmo roncarem. Talvez porque aquilo que o pregador está pregando não é interessante. Talvez porque o pregador tem um tom de voz monótono ou arrastado. Talvez porque o pregador tem um linguajar pesado ou arcaico. Você já pregou um sermão desse tipo? Cuidado! Esse é um dos maiores indícios de que o seu sermão não está sendo relevante!

2 – SERMÃO INSÍPIDO

É aquele que não tem gosto de nada. As ideias são sem brilho, sem gosto, sem novidade. É como se fosse uma comida sem sal. Muitas vezes é um sermão que não tem o sabor de uma aplicação contemporânea, ou que não tem o gosto de uma boa ilustração. O pregador não tem o direito de pregar um sermão insípido, porque a Bíblia não é insípida!

3 – SERMÃO ÓBVIO

É aquele que diz o que todo mundo já sabe e está cansado de ouvir. Exemplo: “Roubar é pecado!” ou “Quem não se salvar vai se perder!”. Isto é um sermão óbvio! O pregador precisa policiar a sua própria abordagem para não estar dizendo aquilo que a congregação não precisa ouvir.

4 – SERMÃO INDISCRETO

É aquele que parece um noticiário policial, onde o pregador fala de coisas impróprias para o ambiente de Igreja. Certa vez um pregador pregou descrevendo o pecado de Davi com Bate-Seba com tantos detalhes que quase criou um clima erótico na congregação. O púlpito não é lugar para isso!

5 – SERMÃO-REPORTAGEM

É aquele que parece um Jornal Nacional, um Fantástico ou um Globo Repórter. O pregador trás as notícias de maior impacto da semana e o sermão só fica em cima disso. O pregador pode sim utilizar uma notícia de impacto para introduzir ou ilustrar seus sermões, mas jamais pode utilizar notícias de jornais, manchetes de revistas e reportagens de televisão como base do seu sermão. A Bíblia acima de tudo deve ser a essência do sermão.

6 – SERMÃO DE MARKETING

É aquele que parece uma peça de propaganda. É usado para promover e divulgar os projetos da Igreja ou as atividades dos ministérios. A Igreja precisa de marketing, mas o marketing deve ser feito preferencialmente no momento das comunicações ou nas reuniões administrativas, e nunca no momento do sermão. Atrapalha o culto e a pregação.

7 – SERMÃO-METRALHADORA

É aquele que é usado para metralhar, machucar ou ferir alguém ou algum grupo da congregação. O púlpito não é lugar para isso. Pelo contrário, as pessoas já passam a semana toda ferindo-se nas batalhas da vida e chegam ao culto no final de semana sedentas, famintas, carentes, em busca de alimento e de bálsamo para suas feridas.

Pois bem, se você deseja ser um instrumento nas mãos de Deus para chegar ao coração das pessoas, avalie os sermões que tem pregado atualmente. Os sermões mencionados acima são vazios de poder. Eles são uma “câmara de tortura” para os ouvintes. Pregue sem atrapalhar o culto!

(Autor: Billy Graham Rodrigues)

Sobre Vitor Hugo Mendes de Sá

Vitor Hugo Mendes de Sá é casado com Linéa Dias Mendes de Sá e tem duas filhas: Juliana e Mariana. É pastor por mais de 34 anos, evangelista, formado em teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil. Tem cursos em clínica pastoral, capelania hospitalar, pós-graduação Latu Sensu em ciências políticas e educação(UNB), Liderança avançada pelo Instituto Haggai. É também, Bacharel em Direito(FDCI). Tem sido orador de conferências no Brasil e no exterior. Pastor da Primeira Igreja Batista na Penha-RIO. Autor dos livros: Orando com Propósito e Rompendo as Muralhas na Família, ambos publicados pela MK editora.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

2 respostas para SERMÕES QUE ATRAPALHAM O CULTO

  1. Pr Marioeunicio Jacinto Silva disse:

    É sempre interessante ouvirmos opiniões, criticas, sugestões e ensinamentos; os títulos dados aos: “SERMÕES QUE ATRAPALHAM O CULTO”, além de chamativos são verdades insofismáveis que guardei em meu coração para ter o cuidado de que não os venha proferir a meus públicos, mas, que eu possa dizer a meus colegas que tenham cuidado em não o fazer também. Que DEUS continue abençoando seu(s) servo(s).

  2. JOSIAS LISBOA disse:

    BOA NOITE EU GOSTARIA DA BAIXAR ALGUMAS PREGAÇÕES, TEM COMO? – Resposta: Fique a vontade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s