MISSÕES NA AMAZÔNIA

logocobapa

Missões é o nosso grande desafio! Muitas vezes não conseguimos dimensionar a extensão territorial do nosso grande Brasil com seus gigantescos desafios missionários. A região Amazônica do Brasil compreende todos os estados do norte do país, numa área de mais de 5 milhões de quilômetros quadrados, cerca de 60% do território brasileiro. Tenho dito que, se a  região Amazônica fosse um Continente, seria como a Europa, onde se concentram vários países; se fosse um país, seria um dos maiores do mundo!

O trabalho missionário na Amazônia, foi iniciado em 1891 pelo missionário Eurico Alfredo Nelson, numa luta de cinco anos que se constituiu no primeiro passo de sua obra missionária na região, vindo a organizar em 02 de fevereiro de 1897, a Primeira Igreja Batista do Pará, que é também a primeira igreja evangélica da Amazônia. Eurico Alfredo Nelson, sueco de nascimento, porém desde os 7 anos de idade viveu nos Estados Unidos, foi o homem escolhido por Deus para plantar no solo fértil da Amazônia a semente do evangelho de Jesus Cristo. Sua chegada a Belém se deu no dia 19 de novembro de 1891 a bordo do navio Esperança.

Confesso que tenho sido incomodado pelo Espírito Santo neste tempo, a fazer mais, muito mais para a evangelização do estado do Pará, onde o Evangelho chegou para alcançar o Amazonas. Somente o estado do Pará representa um enorme desafio, ocupando o segundo lugar em extensão no território brasileiro, com uma área de 1.247.950 quilômetros quadrados, onde vivem 7.581.051 habitantes distribuídos em 143 municípios. A região Amazônica é muito mais que os desafios dos “ribeirinhos”. A nossa tática para alcançar toda esta gente, requer um grande exército de “proclamadores das Boas Novas” e somente conseguiremos este contingente de missionários, se fortalecermos as nossas bases financeiras de Missões Estaduais.

O povo paraense é gente hospitaleira, valente, amorosa, simpática, cativante; um povo que aceita DESAFIOS e sempre ultrapassa estes desafios, indo muito além das expectativas. É isso que queremos fazer nesta ação de Missões Estaduais!

Estive recentemente pregando no Baixo Amazonas, no município de Juruti, que recebeu a mensagem do Evangelho há  90 anos atrás, também através de Eurico Nelson, “o Apóstolo da Amazônia”, que alí chegou a bordo do seu barco “ALEGRIA”. Fiquei a pensar na alegria que o povo daquela região experimentou quando aquele pequeno barco alí chegou com a mensagem do Evangelho de Jesus Cristo. Mas também, pensei na alegria que temos o dever de proporcionar aos municípios do Pará, que ainda não foram alcançados; pensei na alegria que será, quando tivermos condições financeiras para, através de Missões Estaduais, mantermos um obreiro em cada uma dessas dezenas de pequenas igrejas do nosso estado, que não tem o seu próprio Pastor. Vamos sonhar juntos e levantar a maior oferta que já foi levantada para Missões Estaduais no Pará.

O nosso desafio é tremendo, se queremos Mais de Cristo no Pará!

Hoje, o nosso amor pela obra missionária nos motiva a levantar expressivas ofertas missionárias para a realização da obra no Brasil e no mundo, além do nosso envolvimento com a expansão desta obra missionária em nosso próprio estado; porém, as pesquisas revelam que, de cada R$ 5,00 que é levantado entre o nosso povo para a obra missionária, somente R$ 1,00 é empregado em nosso campo. Isto nos desafia a continuarmos sim, fazendo missões no Brasil e no exterior, porém, precisamos fortalecer a nossa campanha de Missões Estaduais, se desejamos ter “Mais de Cristo no Pará”.

Cremos que, com a união e empenho de todos os Coordenadores Regionais, colegas Pastores, Diáconos, Líderes e Professores da Escola Bíblica Dominical de nossas igrejas, seremos capazes de mobilizar todos, numa só visão e levaremos as nossas igrejas a se envolverem neste grande desafio missionário. Não precisamos que ninguém faça tudo, mas que todos façam a sua parte nesta missão que Jesus Cristo nos deixou, dizendo: “Ide e pregai o Evangelho a toda criatura”(Marcos 15.16).

Vivendo Missões e alcançando a nova geração!

Este é um desafio que, além de ser urgente é, acima de tudo espiritual e bíblico pois, somos convocados, assim como os servos do passado foram: “Prega a Palavra, a tempo e a fora de tempo” (II Tim. 4.2). Um dia, as Boas Novas do Evangelho chegou ao nosso conhecimento e transformou a nossa vida, pois os cristãos do passado não deixaram de cumprir a “missão” que lhes foi confiada.

Fico a pensar nos obreiros que, de forma abençoadora, desbravaram as terras paraenses no passado, levando a mensagem transformadora às suas gerações, plantando igrejas, abrindo pontos de pregação e desenvolvendo uma ação missionária que abençoou milhares.

Hoje, Deus requer que cada cristão também faça a sua parte nesta missão de comunicação do Evangelho, onde nenhum “elo” pode se considerar fora desta grande corrente para alcançar a geração deste tempo. O viver da Igreja deve ser o comprometimento na obra missionária, indo aos campos e cumprindo o mandamento de Cristo. Cabe a igreja alcançar gerações, para que o Evangelho chegue a todos e Cristo seja conhecido em todos os tempos”.

Pastor Vitor Hugo Mendes de Sá

Presidente da COBAPA

Anúncios

Sobre Vitor Hugo Mendes de Sá

Vitor Hugo Mendes de Sá é casado com Linéa Dias Mendes de Sá e tem duas filhas: Juliana e Mariana. É pastor por mais de 33 anos, evangelista, formado em teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil. Tem cursos em clínica pastoral, capelania hospitalar, pós-graduação Latu Sensu em ciências políticas e educação(UNB), Liderança avançada pelo Instituto Haggai. É também, Bacharel em Direito(FDCI). Tem sido orador de conferências no Brasil e no exterior. Pastor da Primeira Igreja Batista na Penha-RIO. Autor dos livros: Orando com Propósito e Rompendo as Muralhas na Família, ambos publicados pela MK editora.
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s