AMIGO VERDADEIRO

amigosO que você busca num bom amigo? Alguém com quem possa compartilhar seus interesses profissionais e seu lazer? Alguém com quem seja divertido estar ou que tenha grande senso de humor? Alguém que esteja geralmente disponível quando se precisa dele? Ou alguém que sempre dá um jeito de o animar?

Sem dúvida, amigos estimados, podem ser qualquer uma ou todas essas coisas acima e nós apreciamos passar tempo ao lado de pessoas assim. Mas a maior parte dessas características poderia facilmente ser encontradas no cachorrinho da família – ou até mesmo num gato. Não lhe parece que a verdadeira amizade deve incorporar mais do que o comportamento superficial ou uma personalidade atraente?

Sinto-me muito afortunado por ter conhecido um bom número de amigos verdadeiros e devotados ao longo dos anos, muito embora jamais tenha traçado um rígido padrão de “requisitos para uma amizade”. Porém, se você tivesse que fazer a descrição de um bom amigo, que critérios incluiria? Mais uma vez, uma grande fonte de consulta é o antigo livro de Provérbios, na Bíblia. Veja se as qualidades apresentadas a seguir se encaixariam nos aspectos que desejaria encontrar num bom amigo.

. O bom amigo permanece fiel durante os tempos difíceis. É fácil encontrar pessoas que queiram estar à nossa volta quando as coisas estão correndo bem, e podem se beneficiar de alguma forma com nossa prosperidade. Mas, o que acontece quando surge um revés financeiro ou profissional, quando a tragédia se abate sobre nós, ou enfrentamos algum outro tipo de dificuldade que não vai desaparecer rapidamente? “O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade” (Provérbios 17.17).

. O bom amigo está sempre perto e é incomparável. Existe algo especial e inconfundível no verdadeiro amigo. Podemos acumular conhecimentos, pessoas que apreciam as coisas que também apreciamos, mas a quais delas poderíamos confiar nossas vidas ou nossos segredos mais protegidos? “Quem tem muitos amigos pode chegar à ruína, mas existe amigo mais apegado que um irmão” (Provérbios 18.24).

. O bom amigo demonstra autocontrole. Todos nós somos influenciados pelas companhias que escolhemos. Se quisermos alcançar os elevados objetivos que estabelecemos para nós mesmos, seria de grande auxílio possuir amigos que sejam modelos de autodisciplina e caráter interior. “Não se associe com quem vive de mau humor, nem ande em companhia de quem facilmente se ira; do contrário você acabará imitando essa conduta e cairá em armadilha mortal” (Provérbios 22.24-25). “Não ande com os que se encharcam de vinho, nem com os que se empanturram de carne. Pois os bêbados e os glutões se empobrecerão, e a sonolência os vestirá de trapos” (Provérbios 23.20-21).

. O bom amigo mantém-se afastado do mal. Acordamos todas as manhãs num mundo que nos incita a nos envolvermos em negócios antiéticos, comportamentos abusivos e outras formas de atividades imorais. Os bons amigos exercem um impacto positivo sobre nós através de sua conduta pessoal e devemos ter o mesmo efeito sobre eles. “Não tenha inveja dos ímpios, nem deseje a companhia deles; pois destruição é o que planejam no coração, e só falam de violência” (Provérbios 24.1-2).

. O bom amigo oferece conselhos sábios. Todos nós, vez por outra, precisamos procurar alguém, em busca de sabedoria, para melhor tomarmos certas decisões. Não é necessário que tenhamos um relacionamento profundo e pessoal com alguém para procurarmos bons conselhos. Porém, um amigo cuidadoso e de confiança, pode oferecer melhores perspectivas em situações em que nos achamos perplexos. “Perfume e incenso trazem alegria ao coração; do conselho sincero do homem nasce uma bela amizade” (Provérbios 27.9).

. O bom amigo faz de você uma pessoa melhor. Há algo sobre um bom amigo que desperta o que há de melhor em nós. Ele nos desafia, nos motiva e inspira. Nos anima quando estamos abatidos e nos ajuda a nos desenvolver profissional e pessoalmente. “Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro” (Provérbios 27.17).

 (Autor: Robert J. Tamasy)

Anúncios

Sobre Vitor Hugo Mendes de Sá

Vitor Hugo Mendes de Sá é casado com Linéa Dias Mendes de Sá e tem duas filhas: Juliana e Mariana. É pastor por mais de 33 anos, evangelista, formado em teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil. Tem cursos em clínica pastoral, capelania hospitalar, pós-graduação Latu Sensu em ciências políticas e educação(UNB), Liderança avançada pelo Instituto Haggai. É também, Bacharel em Direito(FDCI). Tem sido orador de conferências no Brasil e no exterior. Pastor da Primeira Igreja Batista na Penha-RIO. Autor dos livros: Orando com Propósito e Rompendo as Muralhas na Família, ambos publicados pela MK editora.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s