Quanto Vale a Reputação?

ReputaçãoVocê preferiria fazer negócios com uma pessoa de reputação sólida e merecida, ou com alguém de caráter questionável e dúbio? Pode estar pensando: “Esta é uma pergunta boba. É claro que gostaria de fazer negócio com alguém de boa reputação!”

Bem, deixe-me fazer-lhe uma pergunta similar, talvez mais difícil de responder: Você preferiria ter boa reputação e enfrentar dificuldades financeiras todos os meses, ou ser rico e ter péssima reputação?

Boa reputação não garante sucesso financeiro e profissional e muitos prosperam apesar de ter reputação questionável no mundo dos negócios. Entretanto, uma pessoa com boa reputação, conhecida por qualidades como integridade, imparcialidade e excelência, vai dormir mais fácil à noite, sem ser perturbada por uma consciência culpada.

Boa reputação se constrói ao longo de uma vida e pode ser destruída, sem chance de reparação, em um só momento. Pode parecer injusto que uma simples indiscrição ou transação questionável possa arruinar uma ficha imaculada, mas esta é a verdade. Crédito e confiança são conquistados – e sustentados – um dia de cada vez. Cada dia apresenta nova oportunidade para provar que somos quem reivindicamos ser. Mas uma vez quebrada a confiança, seja nos negócios ou nos relacionamentos, a restauração, quando possível, ocorre com muita dificuldade.

Já aconteceu de alguém lhe fazer uma promessa, assumir um firme compromisso com você e falhar em mantê-lo? Como se sentiu na ocasião? Qual o grau de dificuldade que encontrou para confiar naquela pessoa, na próxima vez que ela “prometeu” ou jurou fazer algo que era importante para você?

Eu não sei com relação a você, mas posso pensar em várias ocasiões em que eu falhei em manter compromissos pessoais. Até hoje lamento esses fracassos. À medida que amadureci, tomei consciência da importância e do valor de uma boa reputação, de ser uma pessoa que faz o que afirma que vai fazer. Esta é uma das razões por que a Bíblia nos instiga a: “…Seja o sim de vocês, sim, e o não, não…” (Tiago 5.12). E o antigo livro de Provérbios atribui alto valor a boa reputação. Vejamos algumas observações sobre o tema:

. Reputação genuína. Riqueza pode ser adquirida de muitas maneiras. Pedras e metais preciosos podem ser comprados. Mas nem a loja mais exclusiva pode lhe vender boa reputação. Ela não é uma mercadoria passível de ser comprada ou permutada. Somente pode ser obtida por meio de uma vida que defenda ideais e valores pessoais elevados – mesmo quando isto não seja conveniente ou oportuno. “A boa reputação vale mais que grandes riquezas; desfrutar de boa estima vale mais do que prata e ouro” (Provérbios 22.1).

. Reputação desperdiçada. Ser digno de confiança literalmente significa ser digno da confiança de alguém sempre, não apenas às vezes. Goste ou não, o momento em que você trai a confiança é o momento em que, de repente, se torna indigno de crédito no futuro. “Procure resolver a sua causa diretamente com o seu próximo, e não revele o segredo de outra pessoa, caso contrário, quem o ouvir poderá recriminá-lo, e você jamais perderá sua má reputação” (Provérbios 25.9-10).

. Reputação brilhante. Em um mundo cheio de promessas quebradas, onde tantas pessoas parecem dedicadas tão-somente a interesses egoístas, alguém com boa reputação é uma raridade, procurado como uma pequena luz num aposento escuro. “A vereda do justo é como a luz da alvorada, que brilha cada vez mais até a plena claridade do dia. Mas o caminho dos ímpios é como densas trevas; nem sequer sabem em que tropeçam” (Provérbios 4.18-19).

 (Autor: Robert J. Tamasy)

Anúncios

Sobre Vitor Hugo Mendes de Sá

Vitor Hugo Mendes de Sá é casado com Linéa Dias Mendes de Sá e tem duas filhas: Juliana e Mariana. É pastor por mais de 33 anos, evangelista, formado em teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil. Tem cursos em clínica pastoral, capelania hospitalar, pós-graduação Latu Sensu em ciências políticas e educação(UNB), Liderança avançada pelo Instituto Haggai. É também, Bacharel em Direito(FDCI). Tem sido orador de conferências no Brasil e no exterior. Pastor da Primeira Igreja Batista na Penha-RIO. Autor dos livros: Orando com Propósito e Rompendo as Muralhas na Família, ambos publicados pela MK editora.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s