familiaTodos sabemos o poder que há nas palavras. Diz a Bíblia que “da mesma boca procedem bênção e maldição” (Tg 3.10). Gosto muito da recomendação de Paulo, quando diz: “Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem” (Ef 4.29).

Palavras constroem ou destroem. Palavras erguem ou derrubam. Palavras dão vida, ressuscitam ou matam. Existem várias maneiras de se dizer coisas abençoadoras e edificantes.

1ª) Palavras elogiosas: Todos necessitamos de elogio e auto-afirmação. Educadores reforçam a necessidade que a criança tem de receber elogio. O excesso de crítica paralisa e adoece. Precisamos reconhecer os atributos positivos e as conquistas do outro, por mais que sejam pequenas aos nossos olhos.

2ª) Palavras encorajadoras: O termo encorajar, significa “inspirar coragem”. O mundo moderno, a cada dia mais difícil e competitivo, é um estímulo à prostração e ao fracasso do indivíduo. Precisamos dar suporte e motivar uns aos outros.

3ª) Palavras sinceras: A sinceridade é uma excelente ferramenta na comunicação. Você pode se considerar uma pessoa autêntica e que gosta de falar sempre a verdade, porém tome o cuidado para não ferir o sentimento dos outros. Seja cuidadoso e bondoso no uso das palavras.

4ª) Palavras humildes: O amor faz solicitações, não imposições. O amor solicita, não determina. O amor é educado. Seja humilde no trato com seu conjugue, pais, filhos e irmãos. Não menospreze nem ridicularize. Diga não à soberba e à vaidade.

5ª) Palavras escritas: Outra forma de se dizer boas palavras é escrevendo. Conheço pessoas que são excelentes escritores, mas não são tão eficazes assim na oratória. Palavras escritas têm a vantagem de serem lidas várias vezes e, às vezes, tem o mesmo efeito das faladas.

São notáveis o reconhecimento dos filhos e as palavras do esposo da mulher chamada de virtuosa, assim registradas na Bíblia: “Seus filhos se levantam e a elogiam; seu marido também a elogia, dizendo: “Muitas mulheres são exemplares, mas você a todas supera” (Pv 31.28-29). Façamos também o mesmo.

Abençoe sua família através de suas palavras.

(Autor: José Paulo Moura Antunes)