BRSetembro é o mês da pátria! O mês do Brasil! Mês em que é comemorado o “Dia da Independência”, com desfiles de militares, bandas de músicas, shows de artistas famosos em praças públicas, inaugurações de obras, discursos políticos, mobilização de classes sociais, etc. Tudo isso, é claro, num clima de festa e comemorações.

Porém, quando olhamos para a realidade do Brasil, não é difícil percebermos que o nosso país clama por esperança. Há um grito angustiante sufocado na garganta do nosso povo. Do norte ao sul, existem lágrimas, sofrimentos, angústias, fome, miséria, pobreza, desgraça e o pecado parece tomar conta de milhares de corações brasileiros, desde os mais novos, até os mais velhos; desde o homem da cidade, até o homem do campo; desde os mais cultos, aos mais simples; desde os mais humildes, até os considerados grandes e poderosos. O que está acontecendo com o Brasil?

Entendo que neste tempo, mais do que nunca, a igreja de Jesus Cristo precisa voltar os olhares para esta nação, para o povo do Brasil, que necessita se libertar da falsa religiosidade, da idolatria, da feitiçaria. A igreja brasileira, precisar responder a estes e outros desafios, se fazendo “presente” ao clamor da nossa gente, participando de um grande e urgente esforço de testemunho de fé, para ganhar a nossa pátria para Cristo e assim, orarmos e cantarmos: “Salve Deus a minha pátria, esta pátria do Brasil”.

Sabemos, como nos afirma a Bíblia Sagrada, que “feliz é a nação cujo o Deus é o Senhor”. O Brasil precisa experimentar esta realidade espiritual, pois a verdadeira alegria, somente Jesus Cristo pode garantir. Amém.