Tags

, , , , , , ,

Convergência significa união de esforços, cooperação mútua em um mesmo objetivo. Convergir quer dizer olhar na mesma direção, concentrar diferentes forças no mesmo ponto.

Um bom exemplo de convergência são os raios laser, que uma vez direcionados para um único ponto, podem até cortar o aço. Sabemos que o potencial dos raios convergentes é muitas vezes maior do que a simples soma deles separadamente.

Sinergia é outro termo que descreve a convergência indicando força simultaneamente empregada, esforços conjugados. Daí a expressão bem comum: “Juntos somos mais fortes”. Essa é uma verdade inquestionável.

A convergência: Otimiza os resultados (Eclesiastes 4.9 diz que duas pessoas trabalhando juntas podem ganhar mais); Racionaliza os recursos evitando o desperdício; Aproxima as pessoas (nada une mais do que trabalhar juntos por uma causa comum).

Em um mundo com tantas divergências, contradições e discordâncias, precisamos trabalhar pela convergência, seja na família, no trabalho, na igreja ou na vizinhança.

Liderança convergente é um grande desafio hoje em dia. Lembrando que Jesus Cristo é o ponto de convergência de toda a história.

“Certamente que a bondade e a misericórdia do Senhor me seguirão todos os dias da minha vida.” (Salmo 23:6a)

(Autor: Pr. Joarês Mendes de Freitas)