Missão de todos

MISSÕES: chamado de todos, missão de cada um
 
PDF Imprimir E-mail
Escrito por EDIMAR GUIMARÃES PEREIRA(Publicado em O Jornal Batista – 17/11/08). 
11-Dec-2008

Fiquei muito feliz ao ler em O Jornal Batista online o artigo do pr. Lécio Dornas fazendo a narrativa da segunda viagem missionária de voluntários batistas brasileiros ao Iraque. Pude sentir a alegria e o pulsar do coração do pr. Lécio no modo como falava de sua experiência no campo com aquele grupo de voluntários.

Que coisa fantástica a oportunidade do pastor ou um membro da igreja poder visitar o campo missionário e viver essa experiência de comunicar o evangelho a outra pessoa, outro povo e cultura. Que realização poder se sentir cumprindo Mateus 28.19-20. O trabalho missionário voluntário, se bem aproveitado e estrategicamente dirigido e coordenado, é sempre uma maravilhosa experiência tanto para o missionário e os nacionais que recebem o voluntário, como para o voluntário e sua igreja. Nessa direção faz todo sentido o tema da JMM para esse ano de 2008, “Chamado de todos, missão de cada um”. Missões, de fato, é chamado de todos. Não é apenas para alguns vocacionados que deixam a sua “terra e parentela”. Não é exclusividade de pastores e missiólogos. Em nosso trabalho em África temos recebido a valorosa cooperação de missionários voluntários de diferentes áreas de atuação – pedagoga, professora, funcionário público, bancário, dona de casa, aposentado, estudante, construtor etc. Há lugar para todos.

Image 

Podemos testemunhar do valor dessa força missionária. A jovem Karine Souza é pedagoga e funcionária do SENAC. Com sua simpatia, inteligência, maturidade na Palavra e criatividade, Karine caiu na graça de todo o povo africano por onde passou. Foi assim em Welkom e Johannesburg, na África do Sul; Palapye, em Botswana; e Maputo, em Moçambique. Todos dão testemunho do quanto seu trabalho e testemunho abençoou vidas nesses lugares. Na sua despedida de Welkom, Karine recebeu as homenagens das crianças, trabalhadores e até da diretora da creche Morning Star para crianças com o virus da AIDS, uma inglesa bastante reservada que fez questão de, publicamente, manifestar sua gratidão pelo trabalho de nossa missionária voluntária. Recentemente, a creche homenageou mais uma vez a jovem Karine, colocando sua foto num dos murais.

Eles sempre se lembrarão dela com muito carinho. Tudo isso com apenas um mês de trabalho voluntário. Depois dessa experiência positiva em África, Karine já esteve trabalhando como voluntária na Espanha e na Itália. Sua vida tem sido usada por Deus para impactar as igrejas de sua cidade, Feira de Santana (BA), com o desafio do trabalho de missões.

Recebemos também em Welkom uma equipe do Texas (EUA), liderada pelo pr. Glenn McCathern, da Coulter Road Baptist Church, na cidade de Amarillo, Texas. Eles apresentaram seminário de evangelismo pessoal e plantação de igrejas, usando material da Associação Evangelística Billy Graham. Essa equipe tem trabalhado no Brasil em diversos estados. Durante cerca de 17 anos de nosso ministério no Brasil tivemos a alegria de trabalhar em parceria com esses irmãos. Aqui em África do Sul trabalhamos em cinco frentes – em Johannesburg (Gospel Outreach Mission); e na grande Welkom em Wesselsbron (Moniakeng Baptist Church), Virginia (Missão de Beatrix Mine), Reahola e Bedelia (Welkom Baptist Church), e Beatrix Mine. Com esse esforço, 155 pessoas foram treinadas para evangelismo pessoal. Contamos 62 pessoas aceitando a Jesus. Glória a Deus! Durante a campanha, dezenas de lares foram visitados. De todas as partes nos chegam notícias dos desdobramentos dessa campanha, bênçãos adicionais que o Senhor tem derramado sobre a vida das igrejas e pessoas que participaram do trabalho. Por exemplo, a jovem funcionária pública e psicóloga Gaye Reynolds, que trabalha no Texas na recuperação de adolescentes delinqüentes, escreveu para mim dizendo que voltaria para trabalhar em África como missionária. O Senhor tocou em seu coração para missões enquanto esteve trabalhando aqui entre nós. Hoje, ela trabalha em Johannesburg num lindo projeto com crianças e adolescentes em situação de risco.

Image 

Um outro exemplo maravilhoso é o da jovem Juliana Mendes de Sá. Tivemos a alegria de receber em Welkom a jovem Juliana, filha do casal pr. Vitor Hugo e Linéa Mendes de Sá, da PIB de Belém do Pará. Juliana teve uma importante passagem pelo Instituto Bíblico Welkom. Ela pregou na cerimônia de formatura em Orix Mine e pregou também em Beatrix Mine. Em ambas as ocasiões, Juliana conquistou a todos com o seu carisma, simpatia e testemunho cristão. Em Beatrix os alunos fizeram uma apresentação coral com canções em Shangana, especialmente para saudar a Juliana.

Vanusa, minha esposa, liderou uma campanha de Higiene Oral em comunidades de refugiados na periferia de nossa cidade que contou com a participação de duas missionárias voluntárias – Lizene de Souza da PIB em Teresópolis (RJ) e Lizá Viana de Souza da IB Central de Teresópolis. Atendemos a um total de 307 crianças em três dias de trabalho. Foi uma experiência maravilhosa. A voluntária Lizene Souza, que também é professora de Educação Física, esteve trabalhando conosco na Escola de Futebol Dunamis. Ela deu aulas de futebol, além de promover brincadeiras e recreação com as crianças. Ela era interpretada para o inglês por Victoria, minha filha. Em todas essas atividades houve também o testemunho do evangelho. O amor demonstrado pelas voluntárias fez toda diferença no contato com aquelas crianças com todo tipo de carências.

Image 

Outro exemplo marcante foi o trabalho voluntário do pr. Alberto Stassen, membro da PIB de Nova Iguaçu (RJ). Ele é funcionário do Banco do Brasil e custeou suas próprias despesas para vir até África e apresentar seminários sobre discipulado. O pr. Alberto tem uma grande experiência no treinamento de obreiros nessa área do discipulado. Ele é autor de revistas com lições sobre esse tema. Seu trabalho abençoou a vida de dezenas de pastores e líderes de Moçambique e África do Sul, que dificilmente teriam acesso a um seminário como o que foi apresentado.

Aí está um exemplo da riqueza do trabalho missionário voluntário das igrejas batistas que muito nos alegra e enche de santo orgulho. Agradecemos a Deus pelas vidas dos voluntários que aqui têm vindo e realizado um grande trabalho. Gente simples de diferentes faixas etárias e experiências profissionais, que com sua liberalidade e desejo de servir ao Senhor de Missões, tem realizado um trabalho notável. O missionário voluntário apaixonado por missões, bem preparado e consciente de seu papel é elemento que traz renovo para os obreiros que estão no campo e que, com certeza, abençoará sua igreja ao retornar com toda uma bagagem de experiências adquiridas. Missões é assim – chamado de todos, missão de cada um.

EDIMAR GUIMARÃES PEREIRA
Missionário da JMM em Welkom, África do Sul

Anúncios

6 respostas para Missão de todos

  1. crispin disse:

    UM DIA EU CHEGO LÁ. DEUS IRÁ ME CONCEDER ESTÁ OPORTUNIDADE PRA GLÓRIA DELE. GOSTEI DESTA INICIATIVA DOS IRMÃOS.

  2. fabio cleiton gonçalo disse:

    Gostaria de saber como faço pra ser voluntario na africa sou enfermeiro e falo ingles e italiano. Querido irmão, procure no site http://www.jmm.org.br

  3. Viviane disse:

    Fico agradecida por saber que ainda existe pessoas especiais que gostam de ajudar o próximo.
    sou pedagoga com pós graduação em psicopedagogia clínica hospitalar e institucional.
    gostaria muto de trabalhar como voluntária
    moro em Portugal.

  4. Célia Fernandes Pacheco disse:

    Como fazer para ser voluntario na AFRICA? Não é resposta é uma pergunta, principalmente para uma pessoa que só quer se doar.

  5. Tenho um chamado ministerial para as missões,mas antes de ir para o mundo necessito primeiramente evangelizar minha visinhança e quando terminar o trabalho aqui poderei ir para as nações que DEUS me deu….

  6. Pr. Marcos Nascimento disse:

    Gostaria de ser voluntário em missões na África, pois estou debaixo de uma promessa de Deus, que um dia ele me levará para este pais. Estou me preparando espiritualmente para este grande dia!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s